Quem é vegano pode comer feijão?

Perguntado por: agil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Feijão é uma das bases da alimentação do brasileiro e importante fonte de proteínas e fibras, além de zinco, ferro e cálcio. É um alimento perfeito para a dieta tanto de quem consome produtos de origem animal quanto para os adeptos de dietas vegetarianas ou do estilo de vida vegano.

Quem adere ao veganismo pode comer as mesmas coisas que qualquer outra pessoa, como cereais, iogurte, torradas e café, no café da manhã. Pode ainda comer arroz e feijão com salada e batata frita ou macarrão com almôndegas para o almoço.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

O arroz pode ser um ingrediente delicioso em sopas veganas, como sopa de tomate com arroz integral, sopa de legumes com arroz branco ou sopa de cogumelos com arroz selvagem. O arroz ajuda a engrossar a sopa e torna o prato mais consistente e nutritivo.

Um vegano pode comer qualquer comida que seja preparada sem qualquer tipo de processo que envolva a crueldade animal. Assim, os legumes, cereais, grãos, oleaginosas, frutas, verduras e alimentos de origem vegetal são bem-vindos. Na hora de preparar as refeições, o céu é o limite.

Por que o figo pode não ser considerado vegano? Algumas pessoas da comunidade vegana acreditam que essa relação entre os figos e as vespas, embora mútua, resulta na morte de animais.

Geralmente, o pão francês é feito de farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal, o que o torna vegano. Entretanto, pode haver alguns lugares que utilizam ovo, leite e outros ingredientes derivados de animais para a produção.

“A Konjac Massa MF é uma massa alimentícia 100% vegana e de origem vegetal, extraída da farinha do tubérculo konjac”, é afirmado em seu site. Essa planta é nativa do sudeste asiático. O portfólio da marca é composto por: bucatini, pappardelle, linguine, noodles, cabelo de anjo, espaguete, entre outros.

De maneira geral, o chocolate é considerado vegano, quando ele não tem o leite de origem animal como um de seus ingredientes. Isso porque, grande parte das receitas de marcas trabalham com o adicional do leite animal em seus produtos. No entanto, o chocolate não precisa necessariamente do leite para ser saboroso.

Para quem segue uma alimentação vegana, é possível encontrar hoje inúmeros substitutos aos alimentos convencionais, das carnes ao leite. Pois com os queijos não seria diferente. O queijo vegano apresenta uma composição bem similar ao tradicional, mas sem o uso de ingredientes originários dos animais.