Como saber se o testículo está bem?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O homem pode realizar o autoexame testicular de preferência após um banho morno, com maior relaxamento do escroto. Depois, basta ficar em pé em frente ao espelho e utilizar as duas mãos para examinar os testículos e manuseá-los, buscando anormalidades no tamanho, pele ou sensação de dor ao tocar em alguma parte.

2 – Se posicione na frente de um espelho, e em pé veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; 3 – Com as duas mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.

Torção testicular
Deve-se procurar atendimento médico imediatamente, pois, após seis horas sem receber sangue adequadamente, o testículo morre, afetando a fertilidade. Quando a torção é confirmada, faz-se uma cirurgia para recolocar o testículo no lugar, evitando complicações, como a incapacidade de ter filhos.

Fique de pé em frente a um espelho e avalie se a pele do escroto está homogênea, sem relevos atípicos ou coloração anormal. Use as duas mãos para examinar cada testículo, movimentando-os com delicadeza entre os dedos médio, indicador e polegar.

Dor que aumenta com o movimento, inflamação e inchaço que podem começar em um dos testículos e alcançar o outro, febre, mal-estar, calafrios, vômitos, náuseas, taquicardia, pele avermelhada (edema) na região do escroto, sinais de sangue no sêmen e na urina, dor durante o ato sexual, dificuldade de ereção e secreção ...

"Banana, aveia e abacate são ricos em manganês, que ajuda na manutenção dos testículos saudáveis. A sua carência pode levar à esterilidade e à perda da libido", alerta. A nutricionista lembra que uma alimentação adequada inclui alimentos naturais e deixa de fora o excesso de gordura, açúcar e sal.

Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.

Aumento indolor do volume do testículo
É o sintoma mais comum. Pode se apresentar como uma nodulação endurecida, do tamanho semelhante a uma ervilha na fase inicial, podendo atingir grandes dimensões em fases mais avançadas. Geralmente o crescimento deste nódulo não causa sintomas de dor.

Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.

A dor aguda geralmente é provocada por pancadas nos testículos, mas outras situações também podem provocar a dor. Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária.

Um dos principais sintomas de testículo subido é a dor ou o desconforto na região do abdômen. Isso ocorre quando o testículo não está em seu lugar normal e ocorre pressão nos nervos ou vasos sanguíneos naquela região.