Quem pode tomar a vacina bivalente no Rio de Janeiro?

Perguntado por: lagostinho8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de 31/07/23, todos com 12 anos ou mais que forem às unidades de saúde se vacinar irão tomar o reforço com a vacina bivalente. É necessário ter recebido pelo menos uma dose da vacina contra a doença há 10 meses ou mais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) reforça a recomendação para que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19. “Neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Ômicron EG.

A vacinação com a Pfizer bivalente está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, além de moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos; e gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos.

O público inclui ainda pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente.

Para aqueles que tiveram exposição recente ao vírus, como ter encontrado alguém com confirmação da infecção, também se recomenda esperar para ter certeza que não foi infectado e, então, tomar o imunizante. Caso tenha se infectado, considere as recomendações indicadas para quem teve confirmação da doença.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente, que confere proteção contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, que confere proteção contra HPV tipos 16 e 18.

1º Grupo – 19/08/2023
IV R.A – Botafogo – Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras e Urca. V R.A. – Copacabana – Copacabana e Leme. VI R.A. – Lagoa – Gávea, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, São Conrado e Vidigal.

Quem tomou duas, três ou quatro doses de qualquer imunizante contra a covid pode tomar a vacina bivalente, desde que espere 4 meses depois da última dose.

O imunizante bivalente é ofertado a todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham recebido, pelo menos, duas doses monovalentes como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose, conforme o Ministério da Saúde.

Quem já teve HPV pode tomar a vacina? Sim, a vacina HPV é recomendada também para pessoas que já foram infectadas pelo HPV. Afinal, o imunizante confere proteção para os demais tipos de HPV, além do vírus com que o paciente foi infectado.

Quem vai receber o imunizante deve estar acompanhado de um responsável maior de 18 anos e ambos precisam apresentar o RG. “Evite aglomerações. Não traga mais que um acompanhante na vacinação”, orienta a Secretaria de Saúde. É necessário que o adolescente também esteja munido de CPF, cartão SUS e carteira de vacina.

Oito vacinas que os adultos precisam tomar

  1. Vacina dupla tipo adulto – para difteria e tétano. ...
  2. Vacina Tríplice-viral – para sarampo, caxumba e rubéola. ...
  3. Vacina contra a hepatite B. ...
  4. Pneumo 23 – Pneumonia. ...
  5. Vacina contra a febre amarela. ...
  6. Vacina contra o influenza (gripe) ...
  7. HPV. ...
  8. Vacina para Herpes Zóster.

Em função da baixa procura, a vacina foi liberada para todas as pessoas com mais de 18 anos que já receberam duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e para aqueles com mais de 12 anos que apresentam comorbidades e que já tomaram duas doses da monovalente.

Obesidade mórbida. Pneumopatias crônicas graves. Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados.

Pessoas com 30 anos ou mais poderão receber a dose da vacina bivalente contra Covid-19 a partir desta quarta-feira, 3, em Porto Alegre.