Quais países estão aplicando a bivalente?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Já a versão bivalente BA. 4/BA. 5 está aprovada em 33 países, como Canadá, Japão, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Singapura, entre outros, além da União Europeia. A vacina bivalente da Moderna também foi autorizada para uso nos Estados Unidos em 2022.

É o primeiro registro definitivo para esse tipo de vacina no Brasil. A Anvisa aprovou, nesta segunda-feira (26/6), o registro da vacina Spikevax bivalente contra a Covid-19. O produto é fabricado pelo laboratório farmacêutico Moderna e comercializado pela Adium S.A. no Brasil.

A vacinação com a Pfizer bivalente está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, além de moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos; e gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos.

Anvisa autoriza ampliação dos prazos de validade das vacinas Comirnaty (Pfizer) monovalente e bivalente. Prazo de validade foi ampliado de 18 meses para 24 meses. A Anvisa aprovou nesta segunda-feira (4/9) a ampliação do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 Comirnaty, da empreza Pfizer.

Imunizante que protege contra variantes do coronavírus começou a ser aplicado no dia 27 de fevereiro.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente, que confere proteção contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, que confere proteção contra HPV tipos 16 e 18.

O novo imunizante, produzido pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron, predominante atualmente no mundo. A imunização é realizada em dose única e considerada mais eficaz que as vacinas monovalentes.

“É importante ressaltar à população que para o indivíduo ser tido como apto a receber esse imunizante bivalente, ele precisa ter pelo menos duas doses da vacina monovalente.

A Anvisa também cita um estudo da Rede Canadense de Pesquisa em Imunização verificando uma eficácia vacinal de 83% no período de 7 a 29 dias após a vacinação e de 81% no período de 60 a 89 dias após a vacinação usando esse novo imunizante.

Quem já teve HPV pode tomar a vacina? Sim, a vacina HPV é recomendada também para pessoas que já foram infectadas pelo HPV. Afinal, o imunizante confere proteção para os demais tipos de HPV, além do vírus com que o paciente foi infectado.

Confira a bula do paciente da vacina bivalente contra covid-19, fabricada pela Pfizer. As vacinas bivalentes são formuladas com RNA mensageiro (mRNA) que codifica a proteína spike da cepa original do vírus SARS-CoV-2 e o mRNA da variante ômicron (BA. 1 ou BA.

Apresentação 2,25 ml - Frasco mul dose com 6 doses (0,5 ml/dose); Tempo de validade após abertura do frasco de 12 horas, sob refrigeração (2°C a 8°C);

A partir de 12 anos bivalente, para dose de reforço: frasco-ampola multidose com tampa cinza. Não deve ser diluída. Cada frasco contém seis doses de vacina, com 0,3 mL cada.

Até o momento, 16% da população brasileira tomou a vacina bivalente — que protege contra variantes da Covid-19 —, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado com maior índice de vacinação com esse tipo de imunizante é São Paulo (21,6%), seguido pelo Distrito Federal (20,8%).

Quem tomou duas, três ou quatro doses de qualquer imunizante contra a covid pode tomar a vacina bivalente, desde que espere 4 meses depois da última dose.