Quais são os sintomas da ferrugem?

Perguntado por: salves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os sintomas da ferrugem-asiática (Figura 1) são observados inicialmente no terço inferior da planta, surgindo pequenas pontuações com até 1 mm de diâmetro, mais escuras que o tecido sadio da folha e com coloração esverdeada a cinza-esverdeada (Godoy et al., 2017).

Seus primeiros sintomas podem ser observados nas plantas a partir do surgimento de pontos extremamente pequenos (com 1 a 2 mm de diâmetro), em uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada. Essas pontuações podem ser observadas olhando a folha contra um fundo claro ou com uma lupa de 20 a 30 aumentos.

Danos: a ferrugem-asiática é uma doença agressiva que, inicialmente, causa pequenas lesões escuras nas folhas. Na parte interna da folha surgem pequenas verrugas, chamadas de urédias, local onde o fungo produz seus esporos, culminando na senescência prematura das folhas e a diminuição do peso dos grãos.

Muito associado à ferrugem, o tétano é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Clostridium tetani que afeta o sistema neurológico do paciente como consequência da liberação de toxinas produzida pelo micro-organismo.

O fungo Puccinia spp. é o agente causal da ferrugem em várias espécies vegetais, como plantas olerícolas e gramíneas de importância econômica. Quando a doença ocorre em áreas que apresentam condições climáticas favoráveis, causa severas perdas por atacar todas as partes verdes da planta.

Os fungicidas sítio-específicos utilizados no controle da ferrugem pertencem a três grupos distintos: os Inibidores de desmetilação (IDM, "triazóis"), os Inibidores da Quinona externa (IQe, "estrobilurinas") e os Inibidores da Succinato Desidrogenase (ISDH, "carboxamidas").

O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.

Causa grandes impactos estruturais, pois fragiliza mecanicamente as estruturas metálicas. Existem técnicas para diminuir ou mitigar a ferrugem, como a proteção catódica e a galvanização.

A ferrugem asiática é uma doença da cultura da soja, provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O ácaro-da-falsa-ferrugem é encontrado principalmente em folhas, ramos e em frutos jovens, e sua disseminação é feita pelo vento. Nos frutos afetados, a praga provoca o aparecimento de manchas escuras de aspecto ferrugíneo na casca, que variam de intensidade de acordo com o nível de infestação.