O que é tétano acidental?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente.

O tétano acidental, geralmente, ocorre após exposição ao agente, nos ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza, provocados pelos seguintes materiais: metais (enferrujados ou não), madeira, vidro ou outros objetos contaminados presentes no solo.

O tétano é classificado como acidental quando ocorre em indivíduos com mais de 28 dias de vida, sendo denominado neonatal quando precede esse período. O tétano acidental cursa com sinais e sintomas como contraturas paroxísticas, trismo e riso sardônico, podendo evoluir para insuficiência respiratória.

Todo paciente acima de 28 dias de vida que apresenta um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: disfagia, trismo, riso sardônico, opistótono, contraturas musculares localizadas ou generalizadas, com ou sem espasmos, independentemente da situação vacinal, da história de tétano e de detecção ou não de solução de ...

O tétano pode ser classificado em dois tipos: acidental e neonatal. O tétano acidental ocorre devido à contaminação de ferimentos, geralmente por esporos presentes no ambiente, como solo e superfícies de objetos metálicos.

A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento, mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde, visto que o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias) [1,2].

Na verdade, o tétano, principalmente o acidental, pode acontecer tanto em feridas superficiais quanto profundas. A diferença é que em ferimentos profundos, o pó e o tecido morto ajudam no crescimento do bacilo tetânico.

São sintomas do tétano rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.

Você pode ir até o posto de saúde que sempre se vacinou e pedir uma segunda via do documento. Mas se isso não for possível, você pode procurar qualquer posto de vacinação e relatar seu histórico.

A partir da adolescência e durante toda a vida, serão necessários reforços da vacina a cada 10 anos para manter anticorpos circulantes em quantidade suficiente para neutralizar a toxina do tétano caso a pessoa tenha um ferimento e se contamine com o bacilo causador do tétano.

– rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço; – dificuldade para abrir a boca e para engolir; – riso convulsivo, involuntário,produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.

Em 2019, 2020, 2021 e 2022 foram confirmados 224, 176, 172 e 152 casos em todo território nacional. A letalidade, nesse mesmo período, foi de 31% 38%, 27% e 18% respectivamente, sendo considerada elevada, quando comparada com os países desenvolvidos, onde se apresenta entre 10 a 17%.

O agente etiológico é o Clostridium tetani, um bacilo gram-positivo esporulado, anaeróbico, semelhante à cabeça de um alfinete, que produz esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos.

O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.

É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano. Devido a isso, é necessário estar com todas as doses da vacina em dia, inclusive o reforço que deve ser tomado a cada dez anos.