Qual a diferença entre crossfit e treinamento funcional?

Perguntado por: ipeixoto7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O crossfit é um tipo de treino funcional, mas nem todo treino funcional pode ser chamado de crossfit. Nessa modalidade, os exercícios possuem intensidade alta e são marcados pela combinação de elementos do halterofilismo olímpico, ginástica e atividades cronometradas para a criação de treinos altamente competitivos.

A prática do treinamento funcional é mais velha que o Crossfit, contudo ambos possuem quase a mesma base, entretanto o treinamento funcional preza mais pela saúde e não os resultados, como o Crossfit. O treinamento funcional ainda é indicado para reabilitação de traumas, ocasionados por acidentes.

O treinamento funcional executa movimentos de agachamento, saltos, corridas, dentre outros, com o peso corporal. Já no Crossfit há uma mescla de movimentos olímpicos, ginástica e cardio, mutias vezes com o auxílio de acessórios para aumentar o peso. Leia mais no nosso artigo! Qual o benefício do Crossfit?

CrossFit: é um tipo de treinamento funcional e aprimora ao máximo a força e condicionamento físico do praticante, por isso propõe exercícios “mais pesados”, de alta intensidade, com ou sem acessórios e com uma variação constante das atividades propostas.

Não é necessário nenhum pré-requisito para começar o crossfit. É indicado para pessoas de qualquer faixa etária, mesmo quando possuem necessidades físicas específicas, como no caso de pessoas idosas, sedentárias ou com alguma doença.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

Geralmente o treinamento funcional é buscado para o emagrecimento, mas a alta intensidade, os treinos dinâmicos, a variação de estímulos e a inclusão de exercícios aeróbicos são as características do CrossFit que também garantem o gasto calórico e a perda de gordura.

O Treinamento Funcional define o corpo? Sim. O funcional, quando bem prescrito e realizado, trabalha os músculos do corpo de forma múltipla, favorecendo a perda de peso, devido à queima de gordura que acontece durante o treino, e auxiliando na definição do corpo.

Enfim, é possível sim ganhar massa muscular com Crossfit. Agora, se você vai ganhar mais massa muscular do que ganharia fazendo musculação, é outra história.

Se você quer resultados mais rápidos, o CrossFit é a melhor escolha. Caso contrário, a musculação é a melhor opção. Não é só o treino funcional, exercícios aeróbicos e o CrossFit que ajudam a perder peso.

Esse tipo de treino pode ter diferentes objetivos, portanto pode servir para diferentes funções. No geral, fortalece o abdômen e a região lombar, facilitando a realização de tarefas cotidianas, como arrumar a casa, caminhar, subir escadas, sentar e levantar sem que cause alguma lesão ou incômodo.

O treino funcional, também chamado de treinamento funcional, é um tipo de exercício dinâmico, sendo caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. O ideal é que eles utilizem várias articulações, tendo foco nos grupos estabilizadores do quadril, coluna e ombro.

O Treinamento Funcional tem como seu principal foco melhorar o funcionamento do seu corpo no cotidiano, são exercícios eficientes que integrados com a musculação “tradicional” proporcionam benefícios ímpares como: ganho de força e potencia; aumento da massa muscular, aumento de resistência, maior equilíbrio e acelera o ...

Quando um treinamento como o crossfit é utilizado em indivíduos sem um mínimo de aptidão, de fato o resultado costuma ser desastroso. São esses casos que resultam em lesões como tendinites, problemas musculares e até mesmo em episódios mais graves, gerando a polêmica que atualmente existe.