Qual o temperamento mais frio?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O temperamento fleumático tem as propriedades da água, sendo frio e úmido. Também não reage imediatamente, e precisa de mais tempo para tomar algum formato, e é próprio dessa pessoa ter ideias e emoções mais profundas.

O temperamento fleumático é também frio, assim como o melancólico, porém difere-se pela qualidade úmida. Ou seja, a ÁGUA é o símbolo desse temperamento. Isso quer dizer que as impressões na alma do sujeito fleumático provocam uma irritação FRACA e sua reação é igualmente fraca, quando há alguma reação.

Melancólico. É uma pessoa mais tranquila e mais calma. Ao contrário dos temperamentos da raiva, que levam as pessoas a agir quando as coisas saem diferentes, os da tristeza, como o melancólico e o fleumático, têm a emoção que leva à estática, à calma, a pensar mais e não a agir.

Colérico (QUENTE E SECO): Esse temperamento vem do elemento fogo. De uma forma geral, as pessoas com esse temperamento são expansivas, têm a capacidade de liderar, são extrovertidas, leais e assertivas. Não tomam decisões para agradar os outros, mas para perseguirem seus objetivos e ideais.

Não há consenso científico sobre qual dos quatro temperamentos clássicos (sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático) é o mais raro, já que diferentes culturas, contextos e estudos podem apresentar variações nos resultados.

O melancólico artístico é mais sensível e romântico. Já o científico é mais frio e calculista. Ambos tem dificuldades em demonstrar as suas emoções, porque não gostam de se expor. Isso contribui para o seu jeito rancoroso e vingativo, que pode vir a surgir.

Temperamento sanguíneo
Em termos de emoções propriamente ditas, quem tem o temperamento sanguíneo tende a ser intenso e sincero, não se deixando abater com facilidade e enxergando o lado positivo das coisas, com perseverança e resiliência.

Uma pesquisa revelou os temperamentos mais comuns entre os brasileiros. São doze tipos, entre eles: ansioso, obsessivo, impaciente, irritado, eutímico, ciclotímico. O temperamento ansioso é um dos mais comuns entre os brasileiros.

Melancólicos pensam bastante, controlam as emoções, mas tendem à tristeza, ao desânimo e olhar muito para si. É meio comum que sanguíneos sejam atraídos pelos melancólicos ou vice-versa. O sanguíneo admira a nitidez e a ordem do melancólico.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

As pessoas com temperamento fleumático são racionais, observadoras e pacíficas.

O Dominante
Pode ter atitudes dominadoras, tentando a todo custo ser o líder. Como guarda muito os fatos que acontecem, pode ser muito rancorosa. O dominante gosta muito de falar e emitir opiniões, mas sua comunicação é focada principalmente em convencer o outro de seus argumentos e exercer sua posição de liderança.