É possível ter dois temperamentos?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como dito anteriormente, uma única pessoa pode se identificar com características de mais de um tipo de temperamento. Isso ocorre porque não temos um encaixe limitado em apenas um deles. Podemos sim apresentar traços de outros, mas, geralmente, um é dominante em nossa personalidade.

Quais são os 4 temperamentos humanos? Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

Não há consenso científico sobre qual dos quatro temperamentos clássicos (sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático) é o mais raro, já que diferentes culturas, contextos e estudos podem apresentar variações nos resultados.

Entretanto, é possível que alguma pessoa tenha características de dois temperamentos, mas, um deles sempre será o dominante. Então, se você quer saber se é possível ser sanguíneo e melancólico, a resposta é sim, porém você terá mais características de um do que do outro.

Por norma, atribui-se 60% ao temperamento dominante e 40% ao secundário, no entanto, uma pessoa melancólico-sanguíneo (60%-40%) será diferente de outra melancólico- sanguínea (80%-20%). Por vezes, existe a combinação de três temperamentos, ou seja um temperamento predominante e dois secundários.

Uma pesquisa revelou os temperamentos mais comuns entre os brasileiros. São doze tipos, entre eles: ansioso, obsessivo, impaciente, irritado, eutímico, ciclotímico. O temperamento ansioso é um dos mais comuns entre os brasileiros.

Por outro lado é comum fleumáticos se unirem aos coléricos. O colérico fala e o fleumático escuta. O colérico manda e o fleumático obedece.

Melancólico. É uma pessoa mais tranquila e mais calma. Ao contrário dos temperamentos da raiva, que levam as pessoas a agir quando as coisas saem diferentes, os da tristeza, como o melancólico e o fleumático, têm a emoção que leva à estática, à calma, a pensar mais e não a agir.

O melancólico artístico é mais sensível e romântico. Já o científico é mais frio e calculista. Ambos tem dificuldades em demonstrar as suas emoções, porque não gostam de se expor. Isso contribui para o seu jeito rancoroso e vingativo, que pode vir a surgir.

Temperamento sanguíneo
Em termos de emoções propriamente ditas, quem tem o temperamento sanguíneo tende a ser intenso e sincero, não se deixando abater com facilidade e enxergando o lado positivo das coisas, com perseverança e resiliência.

Melancólico Colérico e relacionamentos
Melancólico e colérico são caracterizados por hostilidade e crítica, portanto para a combinação melancólico colérico é bastante comum zangar-se com os outros e até, em alguns momentos, “explodir” de raiva.

Colérico Melancólico é uma pessoa habilidosa e capaz. Colérico Melancólico tem o otimismo e a vertente prática do colérico aliada ao aspecto orientado e detalhado do melancólico.