O que comer para diminuir o TGP?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Consuma mais vitamina D.

  1. Boas fontes de vitamina D são vegetais folhosos, óleo de fígado de bacalhau, peixes, cereais fortificados, ostras, caviar, tofu, leite de soja, laticínios, ovos, cogumelos, maçãs e laranjas.
  2. Pegue um pouquinho mais de sol.

O que é bom para baixar o TGP?

  1. 1 Consuma mais vitamina D. Um fígado danificado permite que a TGP flua diretamente para dentro da corrente sanguínea. ...
  2. 2 Tenha uma dieta rica em nutrientes e baseada em plantas. ...
  3. 3 Evite alimentos ricos em gordura. ...
  4. 4 Evite alimentos ricos em sal ou sódio. ...
  5. 5 Hidrate-se e beba mais chá.

abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado.

Como desintoxicar o fígado: dieta, chás e outras opções

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está na faixa normal. Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

Esses alimentos também devem ser evitados por quem já está com sintomas de gordura no fígado ou certeza da condição. Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango.

Amêndoas, nozes, castanha, amendoim, castanha-do-pará, avelã, semente de chia, girassol, linhaça, abóbora e gergelim são ricas em ômega-3, vitamina E, complexo B e minerais. Aliás, têm fibras que minimizam a absorção da gordura no intestino e aumentam o colesterol bom, com isso, protege o fígado.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.

11. Laranja. A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, além de flavonoides e carotenóides, com ação anti-inflamatória, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de doenças no fígado. O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural.

Pessoas com problemas de fígado devem evitar: Alimentos gordurosos, Alimentos fritos, Açúcar, Sal, Bebidas alcoólicas, Molhos, condimentos, Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e; Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela. Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.