O que emagrece mais funcional ou Pilates?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Sendo assim, se o objetivo é emagrecer, a melhor opção é o Pilates funcional.

Esses resultados são mais satisfatórios no pilates, sobretudo no que diz respeito aos ganhos de flexibilidade muscular. Por outro lado, por ser um exercício mais intenso, o treinamento funcional proporciona maiores ganhos em condicionamento cardiovascular, agilidade e perda de peso.

O funcional como foi dito anteriormente, tem um grande poder de queima de calorias, porém, essa perda de peso (calorias) chega bem próximo a um quilo por semana, se caso você realizar o treinamento funcional com uma dieta boa e regrada, você poderá perder um quilo por semana.

A escolha entre musculação e treino funcional para perda de peso depende de suas preferências pessoais e objetivos. Ambos os tipos de exercício podem ajudá-lo a queimar calorias e perder peso. Se você gosta de levantar pesos e deseja aumentar a massa muscular, a musculação pode ser a escolha certa para você.

As duas formas são boas para emagrecer e para definir o corpo, mas a que dá resultados mais rápidos é o método de Pilates com aparelhos.

Se o Pilates é um método conhecido por fortalecer a musculatura, tornar o corpo mais flexível e ampliar a mobilidade, o Treinamento Funcional não seria repetitivo? Não é! Na verdade, Treinamento Funcional e Pilates são complementares e agregar seus exercícios faz a combinação ficar perfeita.

Depende dos objetivos de cada pessoa ao buscar cada tipo de atividade física. O pilates leva a maior firmeza dos músculos, enquanto a musculação leva a crescimento (hipertrofia) e definição dos mesmos.

A prática permite que o corpo se torne mais forte e resistente diante do esforço e cansaço. O objetivo principal do treino funcional não é construção de músculos, como ocorre com a musculação, mas sim, preparar o corpo para ter mais resistência física.

Como desvantagens do treinamento funcional, tem-se a menor certeza de garantir hipertrofia muscular em um curto espaço de tempo. As ferramentas usadas por cada uma dessas atividades também são bem diferentes. A musculação demanda o uso de aparelhos, equipamentos e pesos para ser feita.

Assim como em qualquer exercício físico, quanto maior a frequência, mais rápidos serão os resultados. Recomenda-se praticar o treino funcional pelo menos duas vezes por semana, mas é possível realizá-lo de 3 a 5 vezes sem problemas. Com essa frequência, os resultados podem ser notados a partir da terceira semana.

Os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que gastam muitas calorias em pouco tempo, como acontece no caso da corrida ou da natação.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.

A boa notícia é que toda atividade física tem o poder de aumentar o gasto calórico. Portanto, podemos dizer que o pilates emagrece sim. No entanto, é necessário manter uma dieta equilibrada e bem estruturada para alcançar os seus objetivos.