Quais os tipos psicológicos de Jung?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Jung identificou quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição – estas, junto com as atitudes de introversão e extroversão, representarão os Tipos Psicológicos.

Intuição. Jung divide as Funções Psicológicas em dois grupos: As Irracionais (Percepção): Sensação e Intuição; As racionais (Julgamento): Pensamento e Sentimento.

Tipos Psicológicos de Jung
O modelo tipológico de Jung é baseada na visão de arquétipos ligada a psicologia analítica. E, de modo geral, ele classificou em quatro tipos principais que são: pensamento ou psicotismo, sentimento, sensação e intuição.

Relembrando que os principais Arquétipos são:

  • Persona;
  • Sombra;
  • Anima;
  • Animus;
  • Grande Mãe;
  • Velho Sábio;
  • Herói;
  • Self.

Os tipos psicológicos se dividem em dois, sendo eles a extroversão e a introversão. Ambos são resultados da construção psíquica do indivíduo ao longo de sua vida e do seu desenvolvimento.

Os 12 arquétipos e seus significados. A partir do conceito de Jung, desenvolveu-se uma classificação com 12 arquétipos que simbolizam algumas motivações básicas dos seres humanos. Um indivíduo pode manifestar diversos arquétipos em sua personalidade, mas geralmente um deles é predominante.

A psicologia analítica ou junguiana é um ramo de conhecimento e prática da psicologia, criado por Carl Gustav Jung, cujo objetivo é integrar as partes inconscientes à psique consciente, através do processo de individuação, para que se possa despir da persona que engessa, aproximando-se cada vez mais do self ou si-mesmo ...

Jung, e também é conhecida como Psicologia Analítica. Tem como característica principal integrar aspectos inconscientes à consciência, com o objetivo de proporcionar equilíbrio e bem-estar ao indivíduo, ajudando o paciente a viver de acordo com o que ele realmente é e resgatar a sua essência.

O livro Teorias da personalidade também divide as teorias em algumas subdivisões: teorias cognitivas e da aprendizagem, teorias psicodinâmicas, teorias humanistas existenciais, teorias biológico-evolucionistas e teorias disposicionais.

Os 12 arquétipos de Jung são padrões de comportamento que existem no inconsciente coletivo da humanidade. Cada arquétipo representa uma forma de comportamento humano e uma série de características psicológicas que são comuns em todo o mundo.

Os tipos de Psicologia

  • Psicanálise. Considerada uma das 3 forças da Psicologia, a psicanálise surgiu por meio do estudo de Freud. ...
  • Análise Junguiana. ...
  • Psicologia Cognitiva Comportamental. ...
  • Psicodrama. ...
  • Gestalt.

Dentre as funções mentais báscias, podemos destacar: (1) sensação; (2) percepção; (3) atenção; (4) memória; (5) afetividade; (6) sentimento; (7) consciência; (8) pensamento; (9) linguagem e (10) inteligência. Vamos estudar um pouco cada uma dessas funções,como também algumas terminologias relacionadas as mesmas.

Segundo Jung, os traços de personalidade resultam da forma como utilizamos as nossas capacidades mentais. A extroversão e a introversão são, respectivamente, o mundo externo e interno, nos quais os indivíduos transitam. Cada um escolhe qual mundo irá dedicar mais energia e tempo.

Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), o Arquétipo Self é o princípio organizador da Personalidade, sendo o principal Arquétipo do Inconsciente Coletivo.