Porque devo fazer funcional?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A prática do treinamento funcional estimula o fortalecimento dos músculos e ajuda na queima de gorduras. Isso porque são exercícios dinâmicos. O resultado é um processo de emagrecimento saudável, aliado ao aumento da sua resistência física.

Ele alivia os sintomas de transtornos mentais, equilibra a produção de hormônios, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. O treino funcional traz exercícios que alongam os músculos e promovem uma maior atenção ao praticar as atividades. Além disso, ele também traz melhoras na postura.

O Treinamento Funcional tem como seu principal foco melhorar o funcionamento do seu corpo no cotidiano, são exercícios eficientes que integrados com a musculação “tradicional” proporcionam benefícios ímpares como: ganho de força e potencia; aumento da massa muscular, aumento de resistência, maior equilíbrio e acelera o ...

Os exercícios funcionais, como dito, podem oferecer ganho de força, estabilidade e mobilidade para quem os pratica. Melhor dizendo, eles visam melhorar a capacidade funcional, que se trata da capacidade de realizar, de forma tranquila, eficiente e independente as atividades normais da vida diária.

A prática permite que o corpo se torne mais forte e resistente diante do esforço e cansaço. O objetivo principal do treino funcional não é construção de músculos, como ocorre com a musculação, mas sim, preparar o corpo para ter mais resistência física.

Só depende do seu objetivo. Caso seja ganhar massa muscular, a musculação é a atividade mais indicada. Caso não, o funcional já é bastante completo.

O recomendado é, no mínimo 2 vezes por semana, mas é possível praticá-lo de 3 a 5 vezes. Com essa frequência, os resultados do treino funcional podem ser identificados a partir da terceira semana.

Como desvantagens do treinamento funcional, tem-se a menor certeza de garantir hipertrofia muscular em um curto espaço de tempo. As ferramentas usadas por cada uma dessas atividades também são bem diferentes. A musculação demanda o uso de aparelhos, equipamentos e pesos para ser feita.

TREINAMENTO FÍSICO FUNCIONAL
A independência funcional requer força muscular, equilíbrio, resistência cardiovascular e também motivação.

O funcional como foi dito anteriormente, tem um grande poder de queima de calorias, porém, essa perda de peso (calorias) chega bem próximo a um quilo por semana, se caso você realizar o treinamento funcional com uma dieta boa e regrada, você poderá perder um quilo por semana.

Só depende do seu objetivo. Caso seja ganhar massa muscular, a musculação é a atividade mais indicada.

A manutenção de atividades físicas pode ser feita apenas por exercícios aeróbicos, que requerem muito menos na prática e no custo. Mas se o objetivo vai mais além, na visão de um corpo mais atlético, os exercícios funcionais podem servir melhor.

Treinamento funcional: para quem é indicado? No geral, todos podem participar do treinamento funcional. Mas, como todo exercício, é importante obter uma opinião médica. Especialmente se você está em um novo programa de condicionamento físico ou tiver graves problemas de saúde.

Pode fazer todos os dias, desde que não faça esforço máximo sempre. Seu corpo precisa descansar e se você alternar os dias já colherá os resultados que deseja.

Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.

O ideal é que você faça de 30 a 60 minutos de exercícios por semana, dependendo da intensidade com que você treina. Claro, quanto mais intenso, menos tempo é necessário… É importante que você saiba também que o tempo para entrar em forma pode variar de acordo com seu corpo e condicionamento físico atuais.