Para quem é indicado funcional?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Por ser de baixo impacto, o treino funcional é perfeito para idosos, iniciantes ou pessoas que possuem algum tipo de limitação. Portanto, ele não prejudica seu corpo, nem causa fraturas ou problemas nas articulações.

Treinamento funcional: para quem é indicado? No geral, todos podem participar do treinamento funcional. Mas, como todo exercício, é importante obter uma opinião médica. Especialmente se você está em um novo programa de condicionamento físico ou tiver graves problemas de saúde.

Pode fazer todos os dias, desde que não faça esforço máximo sempre. Seu corpo precisa descansar e se você alternar os dias já colherá os resultados que deseja.

O treinamento funcional além de aperfeiçoar a postura e o equilíbrio propicia condicionamento físico para que sejam alcançados padrões de movimento mais eficientes com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional e no fortalecimento de toda a musculatura.

Só depende do seu objetivo. Caso seja ganhar massa muscular, a musculação é a atividade mais indicada. Caso não, o funcional já é bastante completo.

A prática permite que o corpo se torne mais forte e resistente diante do esforço e cansaço. O objetivo principal do treino funcional não é construção de músculos, como ocorre com a musculação, mas sim, preparar o corpo para ter mais resistência física.

A musculação é muito eficiente para a hipertrofia. Já o treinamento funcional e baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

O treinamento funcional também é capaz de proporcionar força, além de equilíbrio, condicionamento físico e agilidade. A variação de ambientes e séries possibilita o trabalho do corpo todo e a hipertrofia muscular pode demorar de aparecer como resultado, mas não atrofia de maneira alguma os grupos musculares.

Como desvantagens do treinamento funcional, tem-se a menor certeza de garantir hipertrofia muscular em um curto espaço de tempo. As ferramentas usadas por cada uma dessas atividades também são bem diferentes. A musculação demanda o uso de aparelhos, equipamentos e pesos para ser feita.

Assim como em qualquer exercício físico, quanto maior a frequência, mais rápidos serão os resultados. Recomenda-se praticar o treino funcional pelo menos duas vezes por semana, mas é possível realizá-lo de 3 a 5 vezes sem problemas. Com essa frequência, os resultados podem ser notados a partir da terceira semana.

Conclusão. Ambas atividades físicas melhoram a saúde dos praticantes de várias formas, inclusive no desenvolvimento de uma mente mais saudável. De forma geral, a musculação é para quem busca força e hipertrofia e o treinamento funcional é para quem quer melhorar a performance de todo o corpo.

60 minutos

Quanto tempo dura um Treino de Funcional? O tempo da aula pode e deve variar conforme o objetivo proposto para a sessão de treino. Podendo ser uma aula mais intensa e o tempo será menor ou uma aula de resistência podendo chegar em 60 minutos.

TREINAMENTO FÍSICO FUNCIONAL
A independência funcional requer força muscular, equilíbrio, resistência cardiovascular e também motivação.