Por que o tétano só ocorre em feridas mais profundas?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quanto maior for a profundidade da ferida, maiores as chances de ocorrer ambiente anaeróbio, favorecendo a saída da bactéria contidas em esporos (formas de resistência) que tenham entrado em feridas resultantes de cortes provocados por objetos enferrujados ou sujos, contaminados.

Ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.

Alterações leves, como um ruído, uma corrente de ar ou o fato de a cama se mexer podem desencadear espasmos musculares por todo o corpo. Raramente, os espasmos musculares podem limitar-se aos grupos de músculos ao redor da ferida. Esse tétano localizado pode durar semanas.

A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central, provocando: – rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço; – dificuldade para abrir a boca e para engolir; – riso convulsivo, involuntário,produzido por espasmos dos músculos da face.

O tétano é uma doença grave que se caracteriza principalmente pelo aumento da tensão do músculo e contrações involuntárias em decorrência da liberação da tetanopasmina, uma toxina produzida pelo bacilo.

A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento, mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde, visto que o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias) [1,2].

É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano. Devido a isso, é necessário estar com todas as doses da vacina em dia, inclusive o reforço que deve ser tomado a cada dez anos.

O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani)encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.

Sem tratamento, uma em cada quatro pessoas infectadas com tétano morrem. A taxa de mortalidade de recém-nascidos com tétano não tratado é ainda maior.

Pacientes com tétano podem apresentar contração tônica dos músculos esqueléticos, associada a espasmos musculares intermitentes. Por não haver alterações na consciência, é natural sentir muita dor por todo o corpo.