O que acontece se usar gilete enferrujada?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

No entanto, se a lâmina tiver vestígios de sangue ou ferrugem, há o risco de se contrair uma infecção mais difícil de curar. “Como as hepatites B e C se a pessoa utilizar a mesma lâmina minutos depois de outra que esteja infectada”, explica o médico.

Se a lâmina parecer velha e enferrujada ou se você já a tiver usado por um tempo considerável, jogue-a fora.

Qual a relação com alimentos? É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano.

Ela produz esporos que, ao entrarem em contato com ferimentos, tecidos necrosados e tecidos queimados, podem provocar o desencadeamento da doença. Existe ainda o tétano neonatal, também chamado de mal dos sete dias.

Como saber se você pegou tétano? Você vai saber que pegou tétano após o diagnóstico médico clínico. A utilização de exames laboratoriais, como a solicitação do Hemograma Completo (exceto quando há alguma outra infecção), ajudam somente a controlar as complicações e também a contribuir no tratamento da pessoa.

Umedeça uma bolinha de algodão em álcool isopropílico e esfregue a lâmina para acelerar a secagem e esterilizá-la.

  1. Em seguida, deixe a lâmina secar naturalmente.
  2. Guarde-a longe da umidade. Se possível, não deixe a lâmina no banheiro, pois o vapor promove a ferrugem. ...
  3. Sempre seque a lâmina dando batidinhas após o uso.

Quando você usa a lâmina de outra pessoa pode adquirir infecção de pele, como por exemplo, erisipela e furúnculo, isso porque as bactérias de uma pessoa podem passar para outra se a lâmina não for devidamente higienizada ou principalmente se a pessoa sofreu algum tipo de corte.

O tétano neonatal acontece quando o cordão umbilical é cortado com objetos que não estejam devidamente esterilizados ou quando, após o corte, é colocado em cima do umbigo da criança algum tipo de tecido sujo, que contenha os bacilos da bactéria.

O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.

O tétano é uma doença grave e às vezes fatal, caso a pessoa não seja atendida prontamente num hospital. No tratamento, são utilizados antibióticos, relaxantes musculares, sedativos, imunoglobulina antitetânica e, na falta dela, soro antitetânico.

Muito associado à ferrugem, o tétano é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Clostridium tetani que afeta o sistema neurológico do paciente como consequência da liberação de toxinas produzida pelo micro-organismo.

A partir da adolescência e durante toda a vida, serão necessários reforços da vacina a cada 10 anos para manter anticorpos circulantes em quantidade suficiente para neutralizar a toxina do tétano caso a pessoa tenha um ferimento e se contamine com o bacilo causador do tétano.