Quanto tempo demora para curar um furo de prego no pé?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Este período pode levar de 4 a 24 dias, mantendo o novo tecido nas feridas limpo e hidratado.

Ponha uma pomada antibiótica ou um Band-Aid (curativo), para evitar uma infecção. - Procure orientação médica.

Compressa de água morna
Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Um prego enferrujado pode causar tétano, assim como o arranhão de um animal.

O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.

Os antibióticos mais usados são o Metronidazol ou a Penicilina G.

Compressa de soro fisiológico
Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.

Normalmente, o prego está encravado na ferida quando a pessoa chega ao pronto-socorro ou ao consultório médico. Se a ferida estiver sangrando, o sangramento deve ser interrompido antes de ser realizada a avaliação. O médico aplica pressão direta na ferida e, quando possível, eleva a parte afetada.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Embora você possa tratar algumas feridas em casa, você deve consultar um médico se:

  1. uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada.
  2. sangramento não para com pressão direta.
  3. sangramento dura mais de 20 minutos.
  4. sangramento é o resultado de um acidente grave.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

As condições clínicas do paciente, como hipovitaminose e anemias, também podem causar a demora na cicatrização. O uso de medicamentos crônicos, como anticoagulantes e corticoides, é outro fator capaz de prejudicar o processo normal de cicatrização.

1- Nebacetin
É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.