O que o ópio faz com as pessoas?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

O ópio pode produzir o alívio da dor e da ansiedade, diminuição do sentimento de desconfiança, euforia, flash, sensação de bem-estar, tranquilidade, letargia, sonolência, depressão, impotência, incapacidade de concentração, embotamento mental.

Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhante aos opiáceos). Todas elas têm um efeito analgésico (tiram a dor) e um efeito hipnótico (dão sono). Por ter estes dois efeitos estas drogas são também chamadas de narcóticas.

A estimativa dos especialistas é que a droga esteja custando U$ 150 (R$ 450) por 1g.

é proibido" porque "dá origem a entorpecentes, como heroína e ópio". "A única maneira de a semente ser utilizada no país é por meio de sua importação", diz a gerente-geral de Inspeção e Controle de Insumos, Medicamentos e Produtos da Anvisa, Marília Coelho Cunha.

O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Com permissão estadual, vale até comercializar a droga. Além da maconha, que é uma das poucas drogas permitidas nos demais países do globo, Bangladesh permite o uso de ópio – um suco espesso extraído dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas, utilizado como narcótico.

O Afeganistão e o México são as principais fontes de drogas derivadas de ópio no mundo. Os principais mercados são Estados Unidos e Europa, onde o uso dessas substâncias não para de crescer.

O ópio, substância original desse grupo farmacológico, é extraído da papoula, nome popular do Papaver somniferum, uma das muitas espécies da família das Papaveráceas, que se caracteriza por apresentar folhas solitárias e frutos capsulados.

A droga K9 pode causar danos irreversíveis ao cérebro e pode ser fatal desde o primeiro uso. Sua composição é extremamente perigosa, com alto risco de overdose e parada cardíaca. Além disso, seu grau de dependência pode variar de pessoa para pessoa, assim como as substâncias incluídas na droga.

O opiáceo é uma substância derivada da planta ópio que é capaz de produzir sedação e alívio de dores. É um fármaco que atua nos receptores opióides neuronais, produzindo doses elevadas de euforia, estados hipnóticos e, em alguns casos, dependência.