Pode tomar vitamina B12 antes de dormir?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

As vitaminas do complexo B são vitais para apoiar a função cerebral, os níveis de energia e o metabolismo celular, além de ajudar o corpo a produzir melatonina. Uma pesquisa mostrou que manter níveis suficientes de vitaminas B3, B5, B6, B9 e B12 pode ajudar a obter um bom sono.

As vitaminas do complexo B são importantíssimas para o organismo e devem ser tomadas pela manhã, ainda em jejum.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

A dose oral de 1000 mcg, 1 vez ao dia, é igualmente efetiva. Sintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12 em dias alternados (dia sim, dia não), por 2 semanas, seguido de 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar. Isso porque alguns tipos de alimentos ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Fadiga, formigamentos, desânimo e falhas de memória. Esses são alguns sintomas que podem estar relacionados à falta de vitamina B12, condição capaz de afetar os glóbulos vermelhos e os nervos.

melatonina

A melatonina é um dos suplementos mais usados para fins de indução do sono. Produzida pela glândula pineal durante a noite, a melatonina é a substância responsável por regular os ciclos circadianos (dormir-acordar).

Entre as principais estão a Vitamina D, B6 e B12. Os problemas ocasionados pela deficiência delas afetam o sono de diversas formas, mas principalmente na duração e na dificuldade de adormecer. A vitamina D possui uma importância muito grande em nossa saúde, como um todo.

Estudos sobre as Vitaminas B6 e B12
Foram analisados cerca de 300 pacientes e descobriram que foi possível reduzir a ansiedade, o que induz também à uma redução da depressão. Esses pacientes ingeriram porções específicas das vitaminas e após 30 dias realizaram alguns testes.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

Complexo B
Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia.