O que é apendicite aguda inicial?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Apendicite é uma inflamação aguda do apêndice vermiforme, classicamente resultando em dor abdominal, anorexia e dor à palpação abdominal. O diagnóstico é clínico, frequentemente suplementado com TC ou ultrassonografia. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do apêndice.

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão parecido com o dedo de uma luva, localizado na primeira porção do intestino grosso. Qualquer pessoa corre o risco de ter uma inflamação do apêndice, o que, sem o tratamento adequado, pode levar a graves complicações.

A inflamação da apendicite pode causar complicações sérias, como o seu rompimento, que origina uma infecção grave, chamada de peritonite. Sem assistência médica imediata, a peritonite pode ser fatal.

As causas da apendicite podem ser: Retenção de gordura ou restos fecais dentro do apêndice; Infecções gastrointestinais de origem viral ou bacteriana; Compressão externa por tumores ou pólipos.

Descrição: A Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, uma bolsa em forma de verme do intestino grosso. A apendicite mais comum é a Apendicite aguda, que apesar de poder ocorrer em qualquer idade é muito mais comum na adolescência.

Como tratar a apendicite
A cirurgia, opção mais aconselhada e efetiva, pode acontecer de duas maneiras: a laparotomia, que é um corte na região abdominal inferior, servindo para abrir o abdômen e fazer a remoção do apêndice; e a videolaparoscopia, uma opção menos invasiva, feita a partir de câmeras e com corte menor.

A operação é iniciada com uma incisão (corte) de cerca de até 10 cm na região inguinal (parte inferior da barriga). O tamanho do corte depende de vários fatores. Nas crianças e pessoas magras é geralmente menor e nos obesos maior. Através da videolaparoscopia pode-se facilmente realizar a apendicectomia.

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas.

Após o diagnóstico da apendicite aguda, o procedimento cirúrgico deve ser realizado de modo imediato, no mesmo dia ou no dia seguinte. “Assim que se faz o diagnóstico, o ideal é que o paciente seja encaminhado para um serviço em que se possa operar, tanto o adulto quanto a criança.

Como tratar a Apendicite? Segundo o médico cirurgião Dr. Marcelo Falcão, “só existe uma forma de tratar a Apendicite Aguda, que é por meio da Apendicectomia, uma cirurgia que consiste na retirada do órgão. Por esse motivo, quem já teve apendicite não voltará a ter.”

Pós-operatório, recuperação na apendicectomia
Em ambos os casos, pode surgir alguma dor ou hematomas na zona das incisões nos primeiros dias após a operação. Para aliviar a dor e desconforto, normalmente são prescritos alguns analgésicos. Em casos de apendicectomia laparoscópica, pode surgir alguma dor no ombro.

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.