Portfolio Divagando Palavras

Qual a diferença de semântica para morfologia

Veja a diferença entre os três: morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.

... Ler mais

Qual a importância das palavras no contexto social

As palavras expressam ideias, sentimentos, ações e representam experiências ainda mais complexas. Por isso, devemos nos preocupar com as palavras que usamos para expressar nossas ideias.

... Ler mais

Como se chama as pessoas que falam palavras difíceis

7. Prolixo. Aquele que se expressa através de uso excessivo de palavras, que não consegue transmitir uma ideia em poucas palavras.

... Ler mais

O que é adjetivo composto exemplos

O adjetivo composto apresenta dois ou mais radicais. O radical é a parte que não sofre variações e comum de algumas palavras, por exemplo: antropologia, antropológico, antropocentrismo (o radical dessas palavras é: antropo). Assim sendo, o radical é a base fundamental das palavras.

... Ler mais

Como fazer um resumo com palavras chaves

Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;). Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos de seu trabalho.

... Ler mais

Como se chama uma pessoa que fala errado

A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.

... Ler mais

O que é estrangeirismo na formação de palavras

ESTRANGEIRISMO: Consiste no empréstimo de uma palavra ou expressão de uma outra língua sem haver alterações na grafia e na pronúncia. NEOLOGISMO: Consiste na criação de novas palavras ou expressões a partir de palavras já existentes.

... Ler mais

Como fazer uma paráfrase exemplos

Exemplo de paráfrase na prática

  1. O uso de sinônimos é substituir as palavras por outras similares. De preferência palavras compostas por simples e vice versa. ...
  2. A troca de palavras de lugar é de fundamental importância. Exemplo: “é um valor fundamental” por “é um fundamental valor”;
... Ler mais

O que acontece com o cérebro quando falamos

De acordo com alguns estudos, as palavras são percebidas através de um centro especializado de recepção de palavras (área de Wernicke) que está localizado na junção temporoparietal esquerda. Essa região junto com o córtex frontal também são responsáveis pelo compreensão das palavras e articulação de frases.

... Ler mais

O que é conjunção

Conjunção é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência ou de simples coordenação.

... Ler mais

O que é morfologia

A morfologia trata de um modo geral do estudo da estrutura e formação das palavras. Ao estudar morfologia, estudamos a formação de palavras através de elementos morfológicos, que são as unidades que formam uma palavra.

... Ler mais

O que é classe gramatical

A classe gramatical ou classe de palavras é assunto da morfologia, que indica a classificação das palavras segundo a sua distribuição sintática e morfológica, devido a semelhança morfológica entre elas.

... Ler mais

O que é ortografia

Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua. A ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa "correto" e gráphos que significa "escrita".

... Ler mais

O que é probabilidade

A palavra probabilidade deriva do Latim probare. Informalmente, provável é uma das muitas palavras utilizadas para eventos incertos ou desconhecidos, sendo também substituída por algumas palavras como ...

... Ler mais

O que e anagrama

Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Exemplos amplamente conhecidos são Iracema e América e amor e Roma.

... Ler mais

Como conquistar alguém com palavras de afirmação

Primeira Linguagem do Amor: Palavras de Afirmação

  1. Vá além do “eu te amo”
  2. Faça elogios sinceros e com significados.
  3. Elogie a pessoa amada na frente de outras pessoas.
  4. Escreva bilhetes.
  5. Faça bom uso das redes sociais.
  6. Converse com frequência.
... Ler mais

Como rimar um texto

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

... Ler mais

O que é necessário para rimar

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

... Ler mais

Como identificar os tipos de substantivos

Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras. Exemplos: casa, folha, chuva. Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras. Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva).

... Ler mais

O que é dicção exemplo

De maneira geral, a dicção é o modo como você pronuncia as palavras, incluindo cada sílaba e som. É, ainda, a maneira como você articula essas palavras, expressões e frases como um todo. Apenas por essa definição inicial, já é fácil notar o quanto a dicção está ligada à imagem de uma pessoa, ao que ela transmite.

... Ler mais