Portfolio Divagando Palavras

Por que a literatura é considerada a arte das palavras

A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

... Ler mais

Qual é o dígrafo da palavra orelha

No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha.

... Ler mais

Como aprender a fazer rima

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

... Ler mais

Qual é o plural da palavra chapéu

A principal regra para formar o plural na língua portuguesa é acrescentar o "S" ao final das palavras. E é baseado nesta regra que todas as palavras terminadas no ditongo "eu" como troféu, véu e chapéu constituem as suas versões no plural; troféus, véus e chapéus.

... Ler mais

O que é ter valor semântico

Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!

... Ler mais

Como saber se é L ou U no meio da palavra

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.

... Ler mais

O que é locução adjetiva 5º ano

Locução é a união de duas palavras exercendo a função de um termo somente. E “adjetiva”, corresponde ao adjetivo, que, como você já sabe, é a palavra que dá qualidade ao substantivo. Então podemos dizer que: Locução adjetiva é a expressão formada por duas palavras, mas que exercem a função de um adjetivo.

... Ler mais

Como eu faço uma rima

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

... Ler mais

Como gerar leads quentes

Aposte em palavras-chave de cauda longa. Se você quer gerar leads quentes através de conteúdo focado em SEO ou de anúncios em rede de pesquisa, como em buscadores como o Google, invista em palavras-chave de cauda longa. Como elas são mais específicas, estão atreladas a intenções de busca (e de compra) mais diretas.

... Ler mais

Como falar bem

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.
... Ler mais

Como estudar demanda de mercado

Um dos passos para estudar a demanda é tentar entender qual é o desejo e as necessidades dos consumidores online. Para isso, contamos com uma fonte de informações muito valiosa: as palavras-chaves. Usadas pelos compradores na hora de pesquisar no e-commerce, essas palavras transmitem a intenção de compra dos usuários.

... Ler mais

Quais são as 3 palavras que melhor te define

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.
... Ler mais

Como evitar spoilers nas redes sociais

Entra em 'Privacidade e segurança' e depois em 'Silenciar e bloquear'. Coloca todas as palavras ou hashtags que queres evitar. Silencia as contas que não queres que apareçam na tua linha do tempo. Escolhe o tempo que queres que essas palavras sejam silenciadas.

... Ler mais

O que é a rima de um poema

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

... Ler mais

Quais são as palavras do universo

Palavras relacionadas a universo

  • universo.
  • céu.
  • firmamento.
  • abóbada celeste.
  • infinito.
... Ler mais

Como fazer um texto com suas palavras

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.
... Ler mais

O que é substantivo primitivo é derivado 4 ano

Substantivo primitivo: o substantivo primitivo é aquele que não se origina de outras palavras, mas dá origem a outras. Exemplos: pedra, jornal, gato, terra, fogo, carroça, avião... Substantivo derivado: o substantivo derivado é aquele que se origina de outras palavras( dos substantivos primitivos).

... Ler mais

O que é storytelling e copywriting

Se storytelling é pintar um quadro com as palavras, copywriting é vender com as palavras. É seduzir. A intenção clara do copywriting é levar à ação. O copywriter tem de, de acordo com o objetivo de marketing, saber como apelar ao público alvo, de modo a que este complete a ação desejada.

... Ler mais

O que Jesus fala sobre o poder da palavra

A palavra tem poder tanto para destruir quanto para edificar. As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

... Ler mais

O que é arcaísmo na língua portuguesa

Arcaísmo é o nome dado ao uso de palavras ou expressões em desuso na linguagem oral e escrita. Podem ser de dois tipos: linguísticos e literários. Você sabe o que é arcaísmo? O arcaísmo é o termo empregado para designar palavras ou expressões que deixaram de ser usadas, mas que foram comuns em outros tempos.

... Ler mais