Portfolio Divagando Palavras

Quais palavras não usar no currículo

8 palavras para NÃO usar no currículo

  • Desempregado.
  • Trabalhador.
  • Ambicioso.
  • “Ele” ou “ela”
  • Expert.
  • Mentiras.
  • Foco em resultados.
  • Cursos desatualizados.
... Ler mais

Como saber o número de caracteres no Word

A barra de status mostra a contagem de palavras do trecho selecionado e do documento inteiro. Dica: Para encontrar o número de caracteres, parágrafos e linhas, clique na contagem de palavras na barra de status.

... Ler mais

Como fazer um texto com suas palavras

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.
... Ler mais

São proparoxítonas as palavras exceto

Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.

... Ler mais

O que é a sintaxe estuda

Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.

... Ler mais

Qual é a diferença entre metáfora e comparação

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

... Ler mais

Quando usar crase em palavras no plural

A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

... Ler mais

Para que serve as vogais e consoantes

As vogais e as consoantes de ligação são fonemas que permitem a ligação entre o radical e as desinência, contribuindo com a pronúncia das palavras. As vogais e as consoantes de ligação são fonemas que aparecem no interior das palavras permitindo a ligação entre o radical e as desinências.

... Ler mais

Como saber a quantidade de caracteres no bloco de notas

Clique na opção “Ferramentas”; Clicar em “Contagem de palavras”; Abrirá uma caixa com as seguintes contagens: palavras, caracteres, caracteres excluindo espaços.

... Ler mais

O que é homonímia e Paronímia

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes.

... Ler mais

Qual é o segredo das palavras proparoxítonas

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

... Ler mais

Como explicar advérbio

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

... Ler mais

Como usar as palavras para orar

Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter. Acredite que Ele existe e que ouve você, porque Ele existe. Acredite que Ele vai ajudá-lo, porque Ele o fará.

... Ler mais

Quais são as fases da linguagem

O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.

... Ler mais

Como se forma a linguagem

O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.

... Ler mais

Quais são os ditongos abertos

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

... Ler mais

Qual é a palavra tônica de fácil

As palavras paroxítonas são todas as palavras na qual a penúltima sílaba é a que possui maior intensidade na fala, devido ao acento tônico. Normalmente, o acento gráfico está presente. A palavra "fácil" é paroxítona pois, na separação silábica temos: Fácil: fá - cil.

... Ler mais

Que se torna paroxítona e proparoxítona

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca-rá-ter, ca-va-lei-ro, pa-pa-gai-o. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: es-tá-di-o, sí-la-ba, sub-sí-di-o.

... Ler mais

Quantas sílabas a palavra Rio

Quantas sílabas têm palavras como: rio; tio; fio? Muito obrigado. As palavras que refere são dissílabos, ou seja têm duas sílabas. É errada, portanto, a pronúncia delas como monossílabos (*riu, *tiu, *fiu) que se ouve a pessoas de menos cultura ou, pelo menos, descuidadas.

... Ler mais

Pode usar vírgula antes de preposição

A utilização da vírgula (,) antes de alguma preposição não ocorre devido a preposição possuir a função de ligar termos em uma oração, isto é, ligar palavras, subordinando-as umas as outras. Além disso, a preposição é classificada como uma classe de palavras invariável.

... Ler mais