Para que serve as vogais e consoantes?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

As vogais e as consoantes de ligação são fonemas que permitem a ligação entre o radical e as desinência, contribuindo com a pronúncia das palavras. As vogais e as consoantes de ligação são fonemas que aparecem no interior das palavras permitindo a ligação entre o radical e as desinências.

Assim como as vogais, as consoantes são os fonemas que produzimos para pronunciar sons e as palavras de nossa língua. Quando emitimos qualquer tipo de som, o ar que sai dos nossos pulmões passa pelas pregas vocais e sai pela boca ou pelo nariz e boca.

As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas.

Quando um som é emitido com passagem livre do ar pela boca, havendo vibração das cordas vocais, é considerado uma vogal. Quando um som é emitido com algum tipo de obstáculo à passagem do ar, que pode ser feito pela língua, pelos dentes ou pelo lábio, é considerado uma consoante.

· Diferenciar vogais de consoantes; Habilidades BNCC: (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Atividades de matemática: Composição, decomposição e princípio aditivo dos números.

Reconhecer todas as letras do alfabeto; Diferenciar vogais e consoantes; Relacionar as letras e seus sons; Escrever palavras simples e/ou conhecidas.

Como ensinar vogais e consoantes em casa?

  1. Utilizar músicas infantis que brinquem com letras. Todo mundo conhece a música do ABC e vê o resultado em crianças: mesmo as mais novas conseguem falar as letras e até reconhecê-las. ...
  2. Jogar jogos educativos com foco em alfabetização. ...
  3. Utilize livros.

Há 5 letras vogais: a, e, i, o, u. Lembrando que o y representa o som /i/, enquanto o w pode representar o som /u/. Há 19 letras consoantes: b, c, d, f, g, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z. Lembrando que o h não é consoante, porque não tem som sozinha.

As consoantes podem ser classificadas de acordo com a função das pregas vocais, das cavidades bucal e nasal, modo de articulação e ponto de articulação. As consoantes surdas não passam pelas pregas vocais e, por isso, não as fazem vibrar. Exemplos: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.

O alfabeto da língua portuguesa é o alfabeto latino, que é considerado o mais utilizado no mundo – seus primeiros registros remontam aos povos gregos. Hoje ele está organizado em dois grupos: o das vogais e o das consoantes, com o total de 26 letras, sendo 5 vogais e 21 consoantes.