O que é homonímia e Paronímia?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes.

Homônimos são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da mesma forma, como cem e sem. Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos. Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

O que é Homonímia:
Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

Sinonímia estuda os sinônimos; antinomia, os antônimos; paronímia, as palavras similares na grafia, com significados diferentes (mal/mau, por exemplo); e por fim, homonímia, que estuda palavras com grafias idênticas e significados diferentes (banco - assento/banco - instituição financeira).

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades.

Infração e inflação: parônimos
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Infligir e infringir são palavras parônimas, ou seja, apresentam similaridades fonéticas e ortográficas, mas também diferenças consideráveis de significado.

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

Coser e cozer – homônimos heterográficos
Homônimos são vocábulos que têm a mesma pronúncia – e às vezes a mesma grafia -, mas sentido diferente. No caso acima, coser e cozer são homônimos homófonos ou heterográficos: iguais na pronúncia e diferentes na escrita.

Nomes homônimos são literalmente o mesmo nome, ou seja, o que diferencia essas pessoas são os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Inscrição perante o INSS.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.

Sinônimos são termos que possuem um mesmo sentido ou um sentido aproximado. Os sinônimos podem ser perfeitos ou imperfeitos. Antônimos são vocábulos que possuem sentido oposto. Os antônimos podem ser contraditórios, contrários ou correlativos.

Homonímia é o termo oara designar palavras com os mesmos fonemas, ou escrita, e que apresentam significados diferentes.