Qual é o polígono que tem duas diagonais?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

quadrado

O quadrado possui apenas duas diagonais.

Os quadriláteros são os primeiros polígonos que possuem diagonais. Isso acontece porque os triângulos só possuem vértices consecutivos. Observe as duas diagonais do quadrado a seguir: Os pentágonos possuem cinco lados e cinco diagonais distintas.

triângulo

O triângulo é o único dos polígonos que não possui diagonal. Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos.

Resposta verificada por especialistas. O polígono que possui 2 lados paralelos e 2 lados não paralelos é o trapézio.

Dado um polígono convexo qualquer, diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos (ou adjacentes). Exemplos: Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.

Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais. Como temos n vértices, a quantidade de diagonais será n (n - 3).

Triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, pentágonos e hexágonos são exemplos de polígonos. Vértices, lados e ângulos internos são os principais elementos dos polígonos. Perímetro de um polígono é a soma dos lados de um polígono. A área de um polígono é a medida de sua superfície.

14

O heptágono regular é um polígono regular que pode ser construído com régua e compasso: a medida do seu lado é equivalente à metade da perpendicular mediana do raio que toca na circunferência o qual o heptágono está inscrito. Ele possui 14 diagonais distintas.

O losango é uma figura geométrica estudada na Geometria Plana composto por quatro lados, todos congruentes entre si. Trata-se de um caso particular de quadrilátero.

7

O heptágono possui 7 lados. A soma dos ângulos internos de um heptágono é 900º.

As diagonais do quadrado, assim como as diagonais de qualquer outro polígono, são segmentos de reta que ligam dois vértices, mas que não são os lados desse polígono. Como o quadrado possui quatro lados, só possui duas diagonais, que são perpendiculares e congruentes.

No entanto, essa relação existe e depende do número de diagonais que partem de um único vértice do polígono. Do quadrado, parte uma diagonal do vértice A. Do pentágono, duas, e do hexágono, três diagonais.

O número de diagonais (d) de um polígono é calculado por meio de: d=n. (n−3)2, em que n representa a quantidade de lados do polígono. O número de diagonais de um pentágono é igual a 5.

Em um losango, as diagonais são perpendiculares entre si, isto é, o ângulo que se forma em seu cruzamento é um ângulo reto, ou seja, tem medida igual a 90º. E também podemos mostrar que as diagonais de um losango coincidem com as bissetrizes dos ângulos internos, isto é, dividem-os ao meio.