Quais são os tipos de palco?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Nos dias de hoje, os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semiarena e palco de arena.

Atualmente, existem oito principais, sendo eles: italiano, arena, múltiplo, ao ar livre, arquitetônico alternativo, teatro de ópera, café concerto e elisabetano.

Bastidores – Laterais de um palco, onde os atores ficam antes de entrar em cena. Boca de cena ou proscênio – Posição que o ator que está falando fica, ou seja, uma região mais à frente do palco. Camarim – Local onde os componentes da peça se caracterizam. Cena – Divisão de cada ato.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena. De forma resumida, podemos definir esses elementos assim: Personagem: Papel interpretado pelo ator ou atriz num espetáculo teatral.

O palco italiano é um tipo de palco muito utilizado em teatros e óperas. Ele foi criado na Itália no século XVI e se tornou muito popular por ser um palco que proporciona uma visão completa do espetáculo para o público.

Convencionais – podem ser palcos italianos ou arenas (rodeado de cadeiras), como em teatros e salões. Não convencionais – ruas ou outros espaços que, a princípio, não teriam essa função, como praças, praia, topo de prédios, casas, shoppings, em meio à natureza e onde mais nossa imaginação puder alcançar.

É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados. A estrutura do teatro elisabetano, em geral, é circular, hexagonal ou octogonal e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo.

COXIAS – Partes do palco, aos lados e fundo de cena, ocultas à visão do público.

Inicialmente designava o lugar onde ficavam os músicos e se estendeu depois, em prédios diferentes dos teatros gregos, à parte onde tomam assento os espectadores. PALCO – do Italiano palco, “estrado, tablado”, do Lombardo palko, “trave, viga”.

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia.
  • Comédia.
  • Tragicomédia.

Em resumo, os três principais elementos do teatro são o texto, a atuação e o espaço cênico.

Trata-se, portanto, de um gênero teatral crítico baseado em sátiras, e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica. Vale lembrar que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor em relação à tragédia. Os júris da comédia não eram aristocratas, como na tragédia.

O palco elisabetano é aquele que tem o proscênio prolongado, com um segundo plano onde existem algumas aberturas, tais como janelas. Sua estrutura em geral é circular e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo.

Portanto, a quebra da quarta parede acontece quando um ou mais personagens rompem essa tradição e se dirigem diretamente ao público.

O conceito de palco simultâneo (ou cena paralela) foi desenvolvido exatamente para atender a espetáculos das dimensões (e extensão) dos Mistérios. Na França, os cenários foram divididos em diversos quadros, um ao lado do outro, chamados mansions, destinados a ambientarem episódios diferentes.