O que é arcaísmo na língua portuguesa?

Perguntado por: ntrindade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Arcaísmo é o nome dado ao uso de palavras ou expressões em desuso na linguagem oral e escrita. Podem ser de dois tipos: linguísticos e literários. Você sabe o que é arcaísmo? O arcaísmo é o termo empregado para designar palavras ou expressões que deixaram de ser usadas, mas que foram comuns em outros tempos.

É a comunidade linguística a entidade responsável por considerar esses termos antiquados. As palavras «asinha» (depressa), «coita» (sofrimento), «ca» (porque), «agu- çoso» (diligente), «fiacre» (tipo de carruagem) são hoje sentidas como arcaísmos porque deixaram de ser usadas pelos falantes.

Arcaísmo literário é o uso propositado de palavras arcaicas e em desuso em obras literárias. É considerado um recurso estilístico porque confere um caráter mais nobre, erudito e rebuscado ao texto.

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc.

Neologismo e arcaísmo
Enquanto o neologismo cria vocabulários e reforça seu uso na língua, o arcaísmo é representado por vocabulários que caíram em desuso e foram esquecidos pelos falantes do idioma.

Solecismo é o desvio que envolve erros de sintaxe na construção de um trecho ou combinação de palavras, podendo ser de concordância, de regência, de colocação e de má estruturação. “Meus irmão são muito briguentos.” em vez de “Meus irmãos são muito briguentos.” “Cheguei na sua casa.” em vez de “Cheguei à sua casa.”

Português arcaico: teve influência de dialetos dos árabes e do latim, sendo o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. Foi nesse contexto que iniciaram os estudos da língua portuguesa.

Plebeísmo. Ao contrário do preciosismo, o plebeísmo é o uso de palavras coloquiais e gírias que são muito usadas em conversas informais, por exemplo: “rolê”, “tá ligado” e “correr atrás”. Neste último caso, prefira “persistir” ou “perseverar”.

Com o linguajar dos “mouros” mais uma mistura linguística houve e aí surgiu então o “Português arcaico”, uma língua que a partir do ano 1500 da nossa era passou a compor-se como o “Português moderno”, por obra do maior mestre Luiz Vaz de Camões e outros eméritos literatos.

Horripilar - Verbo transitivo e prenominal que significa causar arrepios; inspirar ou sentir horror.

Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua.