O que é ter valor semântico?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!

O valor semântico é o significado atribuído às palavras dentro de um determinado contexto. Ou seja, essas palavras ganham sentido de acordo com todo o conjunto da oração. Mas, antes de entender mais sobre valor semântico é necessário aprender o que é a semântica.

A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.

Os valores da conjunção e - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A conjunção aditiva e apresenta valores semânticos, como adversidade («mas», porém»), conclusão /consequência («portanto, por isso, então»).

As preposições têm a função de ligar termos dentro de uma oração e também a de orientar os sentidos, dessa forma, o valor semântico das preposições é variável e depende do objeto que a requisita. A preposição de, por exemplo, pode assumir diferentes sentidos em uma frase: Saiu de casa. (local)

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos.

Mas para Neves, em “Gramática e Usos do Português”, a conjunção “mas”, vem classificada com outros sentidos, não só como uma conjunção adversativa, mas com valores semânticos como: Contraste entre positivo e negativo, ou vice-versa.

Valor semântico dos conectivos

  1. Tradicionalmente, o conectivo “como” expressa comparação. Ex: Márcio é esperto como uma raposa. ( ...
  2. O “como” pode também expressar causa. Nesse caso, ele aparece no início da frase. ...
  3. Conformidade é outro valor semântico que pode ser expresso pelo conectivo “como”.

Não obstante pode ser usada como uma Conjunção Coordenada Adversativa ou Conjunção Adverbial Concessiva. Ambas conjunções também exprimem uma oposição de ideia entre uma frase e outra, como o: mas, embora, ainda que, mesmo que.