Como identificar o sufixo é prefixo?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Se o afixo estiver antes do radical é chamado de prefixo e se estiver depois do radical é chamado de sufixo. Os prefixos podem modificar o sentido dos radicais, mas geralmente mantêm a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem modificar o sentido dos radicais e também a classe gramatical a qual pertencem.

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.

Florescer (sufixo: escer) Gotejar (sufixo: ejar)

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Origem etimológica:dente + -ar.

Ele é adicionado no final do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente e pode também fazer parte de uma nova classe gramatical. Os sufixos podem ser classificados em nominais, verbais e adverbiais.

Exemplos de sufixos diminutivos
um agente da ação: ferreiro, feirante, dentista, professor,... um nome de um lugar: dormitório, matadouro, padaria,... um agrupamento: arvoredo, casario, gritaria, dinheirama,... um nome técnico: bronquite, morfema, cloreto, sulfato,...

No exemplo acima, a palavra primitiva “ver” recebe o prefixo “re”, originando na derivada “rever”.

Temos, por um lado, o prefixo GREGO, "a" (ou "an") que significa NEGAÇÃO, FALTA DE ou AUSÊNCIA DE.