Qual é o sufixo de pedra?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

Palavra construída com o sufixo '-isco' (chuva-chuvisco)

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Temos a palavra NOITE. Se colocarmos o prefixo A fica ANOITE. Sem sentido. Se colocarmos o sufixo ECER teremos NOITECER.

Origem etimológica:sufixo latino -anus, -a, -um.

(Morfologia) fazenda + -eiro.

O gênero feminino, por sua vez, é indicado pelo sufixo -a (desinência de feminino). Quando flexionamos a palavra cachorro (gerando “cachorra”), o que ocorre é a “queda” da vogal temática -o quando se insere o sufixo de gênero feminino -a.

Os sufixos nominais são afixos que se aglutinam a um radical para originar um substantivo ou um adjetivo. Perceba que os segmentos em destaque (-ão; -zinho; -ada; -ice) criam novas palavras (substantivos ou adjetivos) ao aglutinarem-se a um radical.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Neste caso, temos a palavra pobre mais o sufixo –eza.

Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.