É correto dizer entrar para dentro?
Você poderia "ir para dentro", mas não "ir a dentro". É bom lembrar que "entrar para dentro" não está errado, mas é uma redundância, já que ninguém pode "entrar para fora". Na frase "O Santos adentrou o campo de jogo", temos o correto uso do verbo adentrar.
O que significa entrar para dentro
A expressão entrar para dentro é considerada um pleonasmo vicioso ou uma redundância. Nesse vício de linguagem ocorre a repetição supérflua e inútil de ideias, sendo essa repetição desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase.
É correto dizer sai para fora
Redundância desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase. Exemplos: Sair para fora - o correto é apenas sair. Entrar para dentro - o correto é apenas entrar.
É correto usar a palavra pra
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
O que significa a expressão dentro
Significado de Dentro
expressão Estar por dentro. Saber do que acontece: estou por dentro do assunto. Dentro de. Na parte interna; de modo íntimo; com o passar do tempo: passou o dia dentro do escritório; guardei seu nome dentro da minha cabeça; o ônibus sairá dentro de minutos.
Qual é a diferença entre pleonasmo é redundância
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
Como saber se é pleonasmo
O pleonasmo é a repetição de uma mesma ideia no enunciado pelo uso de palavras diferentes que trazem o mesmo sentido. Ele pode ser considerado uma figura de linguagem ou um vício de linguagem, a depender da intenção do enunciador ao produzir a repetição no discurso.
É errado falar subir para cima
Subir para cima e descer para baixo são pleonasmos. O pleonasmo é a repetição duma ideia pelo emprego duma ou mais palavras, cujo sentido já está expresso anteriormente, como nas expressões apresentadas. Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo.
É correto dizer subir lá em cima
'Vou subir lá para cima' pode ser alvo de troça, sendo preferível dizer só 'Vou subir', ou 'Vou lá para cima'. Já um verdadeiro pleonasmo, que de facto enfatiza o que se pretende dizer, não o é: 'Subiu escada acima', ou 'Entrou pela casa adentro', 'Saiu porta fora', são expressões comuns que reforçam o sentido.
É correto dizer novo lançamento
No Brasil a forma mais comum é "um novo lançamento". Raramente ouvimos "um lançamento novo". Claro, é um pleonasmo, como alguém comentou, da mesma forma que "uma surpresa inesperada", "duas metades iguais" ou "elo de ligação" São pleonasmos mas são ouvidos com frequência.
Qual é o certo falar para mim ou para eu
Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
Qual é o certo pra amanhã ou para amanhã
Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.