O que são paradigmas na ciência?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Para Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos proble- mas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência.

O paradigma representa um padrão a ser seguido no âmbito científico ou social. Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.

São elas: a Teoria da Relatividade (Einstein) e a Física Quântica (Planck). Essas duas concepções científicas modificaram radicalmente as idéias anteriores de tempo, espaço, massa, energia e, em especial, a forma de se perceber o ser humano nas diferentes áreas do conhecimento.

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

Se olharmos no dicionário, a definição de paradigma é tudo aquilo que serve como exemplo, modelo ou padrão. Mas esse termo não é tão simples quanto parece e vai muito além da mera padronização geral. Podemos dizer que um paradigma é uma visão particular do mundo ao nosso redor, na sua essência.

São 4 paradigmas que pesquisadores destacam: exclusão, segregação, integração e inclusão.

Tipos de paradigma
Os principais tipos de paradigmas são: imperativo, declarativo, funcional, lógico, orientado a objetos e orientado a eventos.

O primeiro paradigma da ciência é marcado por um período ca- racterizado pelos mitos, cujas explicações dos fenômenos naturais eram atribuídos ao divino, aos deuses, e a verdade era uma revela- ção divina incontestável.

Segundo eles, na história da humanidade se colocam basicamente três paradigmas filosóficos: metafísico, epistemológico e lingüístico, ou então, o paradigma do ser, da consciência e da linguagem.

O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII.

Vê uma grande importância dos paradigmas, já que são esses que vão determinar os padrões de conhecimento e que coordenam e dirigem a forma das pessoas trabalharem. Assim, a revolução científica é um período de mudança de paradigmas e com ela muda-se a forma de olhar o mundo (KUHN, 2010).

Na Ciência Humana, o paradigma é visto como um uma chave ou abrigo e que apresenta a capacidade de demonstrar e apresentar o que pode ser ou não considerado real no mundo.

1 padrão, modelo, exemplo, protótipo, referência, regra, norma, arquétipo, molde, esquema, estalão. Exemplo: A direção pretende que os professores se inspirem em um paradigma educacional mais inovador.

Chamamos de efeito paradigma, quando coletivamente se aceita determinados conceitos como sendo verdades absolutas, através de regras não escritas.

  1. Identifique seus hábitos. Para alterar os padrões, primeiro é importante saber o que deve ser mudado e como eles funcionam. ...
  2. Use sua intuição e razão para quebrar paradigmas. ...
  3. Investigue as causas dos seus problemas. ...
  4. Não conte apenas com motivação para mudar.

Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.