O que ocorre quando há uma crise de um paradigma?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

4 resposta(s) Há uma mudança da paradigmas que possibilita uma revolução científica e o surgimento de um novo paradigma.

Uma crise de paradigma caracteriza-se assim como uma mudança conceitual, ou uma mudança de visão do mundo, consequência de uma insatisfação com os modelos anteriormente predominantes de explicação.

Representa uma crise de verdades e de compreensão da realidade, que gera um descontentamento quanto às concepções e aos métodos existentes de observar o mundo e de fazer sentido nele, processo que dá origem a outras ideias e perspectivas.

Quando um paradigma sofre de uma anomalia, isto é, problemas existentes e de difícil solução, e particularmente quando esta anomalia afeta as bases deste paradigma e resiste às tentativas de solução, há existência de uma crise.

A isto, Kuhn chama de crise de paradigmas. Ou seja, quando as formas tradicionais de pesquisa já não respondem às necessidades que novos dados ou novos fatos impõem, as investigações extraordi- nárias permitem o surgimento de novidades na pesquisa e na ciência.

O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS? Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas empresas, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substitui-lo pela novidade.

A quebra de um paradigma, portanto, está relacionada ao desligamento de um padrão que antes era seguido para que, assim, um novo modelo ou padrão seja adotado. A quebra de paradigmas pode significar muito para uma pessoa, podendo representar o começo de uma nova etapa na vida.

2.2 A crise do paradigma dominante
Há diversos sinais de que o paradigma dominante atravessa uma crise que, além de profunda, é irreversível. Tal crise é resultado de uma pluralidade de condições, as quais podem ser distintas entre condições sociais e teóricas.

Uma crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer evento/acontecimento. Essas alterações podem ser físicas ou simbólicas. Crise também é uma situação complicada ou de escassez. Uma pessoa pode atravessar diversas crises.

Se olharmos no dicionário, a definição de paradigma é tudo aquilo que serve como exemplo, modelo ou padrão. Mas esse termo não é tão simples quanto parece e vai muito além da mera padronização geral. Podemos dizer que um paradigma é uma visão particular do mundo ao nosso redor, na sua essência.

Uma mudança de paradigma é precipitada por anomalias que não podem ser explicadas pela teoria do paradigma predominante. Múltiplas anomalias causam uma crise e subsequente mudança de pensamento.

Um paradigma, por definição, é apresentado como: um exemplo que serve como modelo, um padrão a ser seguido. Sendo assim, um paradigma de programação pode ser definido como sendo um modelo, padrão ou estilo ao qual linguagens de programação podem seguir.

A palavra paradigma na origem grega pode ser traduzida como um modelo ou padrão a ser seguido. Na esfera trabalhista, paradigma é tido como o empregado que serve de equiparação para outro trabalhador, na mesma função.

O paradigma aristotélico via o Universo dividido em dois reinos, a região sobre lunar, incorruptível e imutável, e a região terrestre, corruptível e mutável. Paradigmas posteriores viram o Universo todo como sendo composto dos mesmos tipos de substâncias materiais.

A comunidade científica procede então a reajustes e reformulações no paradigma. Mas quando já não é possível integrar os novos factos com simples reformulações, a ciência entra em crise.

Uma mudança de paradigma pode acontecer em uma ampla variedade de contextos. Muitas vezes acontecem quando se introduz uma nova tecnologia que altera radicalmente o processo de produção de um bem ou serviço. E vejam só como isso se relaciona com os meios de produção, se pensarmos em como ele era e como é hoje.