Quais são os 4 tipos de gramática?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

Os quatro tipos principais são: a gramática normativa, a descritiva, a histórica e a comparativa. Existem alguns autores que também consideram a semântica, mas de modo geral é essa a classificação mais utilizada.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

Existem outros dois tipos de gramática: a descritiva, que se refere às normas que nós seguimos sem necessariamente saber que são regras, e a internalizada, que são as situações de fala mais cotidianas, variando conforme a região do país, por exemplo.

A gramática é a disciplina que estuda a língua e seu uso, pensando as convenções de fala e escrita estabelecidas no idioma. Há alguns enfoques diferentes na gramática, podendo ser: gramática normativa, gramática descritiva, gramática histórica e gramática comparativa.

AS DIVISÕES DA GRAMÁTICA NORMATIVA

  • FONÉTICA / FONOLOGIA. Estuda os sons da fala e como eles se organizam dentro de uma língua. ...
  • MORFOLOGIA. Compreende o estudo das palavras isoladamente, em relação a sua estrutura, formação e classificação, independente da sua posição em uma frase. ...
  • SINTAXE. ...
  • SEMÂNTICA.

As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.

A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

No caso do português, ela é dividida em fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística.

Normativo vem de norma. Isso é, a gramática normativa é aquela que aprendemos na escola como sendo a norma culta da Língua, e é utilizada na modalidade escrita formal. Já a gramática descritiva tem como preocupação registrar a língua como ela realmente é falada.

Adequação da linguagem A gramática normativa chama de "erro de concordância" as construções do caso (a) e do caso (b). A gramática descritiva procura explicar os usos da língua, no caso (a) - e daí, essas formas não seriam erros - e preconiza que o caso (b) não existe na língua.