O que é uma locução adverbial exemplos?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Já a locução adverbial é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de advérbio. Muitas vezes, ela é formada por uma preposição com um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo: O céu escureceu de repente.

A locução adverbial é mais comumente formada por dois ou mais advérbios ou por um advérbio e uma preposição, mas há variações. As locuções adverbiais são classificadas do mesmo modo que os advérbios. Locução adverbial de lugar: “ao redor de”, “perto de”, “longe de”, “em cima de”, “embaixo de”, entre outras.

Locução adverbial de afirmação: sem dúvida, de fato, por certo, com certeza. Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de forma nenhuma. Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso. Locução adverbial de dúvida: com certeza, quem sabe, por certo.

Expressam finalidade: para que, a fim de que. Expressam proporcionalidade: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais/menos, tanto mais/menos. Expressam ideia de tempo: antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que.

Locuções adverbiais são expressões formadas por duas ou mais palavras que exercem função adverbial de lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação ou negação. A locução adverbial representa uma expressão formada por duas ou mais palavras que exercem função adverbial.

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais e proporcionais. Oração subordinada adverbial causal - Exprime a causa. Exemplo: Já que está nevando, ficaremos em casa.

Quando há duas ou mais palavras que exercem função de advérbio, temos a locução adverbial, que pode expressar as mesmas noções dos advérbios. Iniciam ordinariamente por uma preposição. Veja: Lugar: à esquerda, à direita, de longe, de perto, para dentro, por aqui, etc.

A locução adverbial é a expressão formada por duas ou mais palavras que exercem função adverbial. Geralmente, elas são criadas pela combinação de preposição + artigo + adjetivo ou preposição + artigo + advérbio.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

As locuções adjetivas são normalmente formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio. A locução adjetiva nunca é formada por verbo, nesse caso corresponde a uma oração. Exemplos de frases: O amor de mãe é o mais forte de todos. (maternal)

locução verbal: exerce função de verbo; locução substantiva: exerce função de substantivo; locução pronominal: exerce função de pronome; locução interjetiva: exerce função de interjeição.

a locução adjetiva é escolar pois normalmente são formadas por preposição + substantivo ou preposição + o advérbio.

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?