Quais são as duas linguagens?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Linguagem verbal é aquela que usa as palavras — escritas ou faladas. A linguagem verbal é a forma mais comum de comunicação. Ela é o tipo de linguagem que usa palavras – escritas ou faladas.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

Existem vários tipos de linguagem, como a oral, escrita e digital. Já a língua é um dos códigos da linguagem e pode ser culta, usada em contextos formais, ou popular, válida em contextos informais. A linguagem denotativa é caracterizada pela objetividade e clareza e se opõe à linguagem conotativa, plurissignificativa.

· Linguagem: o sistema de sinais, verbal e não verbal, que permite que nos comuniquemos. · Língua: a forma de linguagem. Exemplo: um grupo de pessoas que utiliza a mesma língua: quem fala português, quem fala inglês etc. · Fala: é a linguagem oral, utilizando o sistema de sinais verbal.

A linguagem culta ou padrão é aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências que se apresentam com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.

Funções da linguagem

  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

Há seis funções: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.

A comunicação não verbal, como o próprio nome sugere, é aquela que acontece sem o uso de palavras faladas ou escritas. Inclui comportamentos aparentes, como: olhares, gestos, toques, posturas, assim como mensagens menos óbvias, como: roupas, distância espacial entre as pessoas etc.

A linguagem verbal é o uso de expressões orais ou escritas; a não verbal é o uso de imagens, gestos, barulhos etc. na comunicação; e a mista é uma junção das duas anteriores. A linguagem verbal é muito comum na comunicação do cotidiano.

A não verbal, por sua vez, utiliza signos exclusivamente visuais. Ou seja, toda estrutura da comunicação não compreende palavras. Assim, as expressões faciais, os sinais e as placas de trânsito, as pinturas, as danças, os desenhos são exemplos de linguagens não verbais.

A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante. No Brasil, por exemplo, todos falam a língua portuguesa, mas existem usos diferentes da língua devido a diversos fatores.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem.