O que é lenda toda matéria?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Lenda é uma narrativa que tem o intuito de explicar fatos misteriosos e a origem de coisas, bem como incentivar determinados comportamentos nas pessoas. Utilizando fatos reais que tornem a história mais credível, as lendas fazem parte da cultura popular e são transmitidas de forma oral.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

São histórias que falam de situações sobrenaturais, irreais e até mesmo irracionais. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, A sereia Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.

AS LENDAS SÃO HISTÓRIAS CONTADAS POR PESSOAS E TRANSMITIDAS ORALMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS. MISTURA FATOS REAIS COM ACONTECIMENTOS QUE SÃO FRUTOS DA FANTASIA. AS LENDAS PROCURAM DAR EXPLICAÇÃO A ACONTECIMENTOS MISTERIOSOS OU SOBRENATURAIS.

Mitos e lendas são estórias contadas oralmente através dos tempos. Permutando acontecimentos reais e históricos com acontecimentos alegóricos. As lendas e mitos procuram explicar muitas vezes acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Eles também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos, defeitos e qualidades do ser humano.

Lendas do folclore

  • Mula sem cabeça.
  • Lenda da Iara.
  • Saci Pererê
  • Caipora.
  • Curupira.
  • Lenda da Cuca.
  • Lobisomen.
  • Boitatá

Em resumo, as lendas são narrativas fantasiosas sobre fatos reais. Ou de um modo mais completo, podemos afirmar que as lendas têm um caráter fantástico e misturam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana. Existem vários tipos de lendas.

Lenda do Saci-pererê

Lenda do Saci-pererê
Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só. Além disso, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos.

Mitos são histórias fantásticas, geralmente com figuras sobrenaturais como deuses ou monstros, que servem para explicar certos fatos por meio de metáforas e simbolismos. As lendas, por outro lado, são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade. Por isso, possuem base em determinado momento histórico.

DE CARÁTER FANTÁSTICO OU FICTÍCIO, AS LENDAS COMBINAM FATOS REAIS E HISTÓRICOS COM FATOS IRREAIS QUE SÃO MERAMENTE PRODUTO DA IMAGINAÇÃO HUMANA. DIZ A LENDA QUE O CURUPIRA VIVE NAS FLORESTAS. É UM ANÃO, DE CABELO VERMELHO, OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS E OS CALCANHARES PARA FRENTE. PODE SER PEQUENO, MAS É UM DANADO.

A LENDA É UM TIPO DE TEXTO QUE MISTURA FATOS REAIS COM IMAGINÁRIOS. NASCEM DA IMAGINAÇÃO COLETIVA DE UM GRUPO DE PESSOAS OU DE UM POVO. A PALAVRA LENDA PROVÉM DO LATIM E SIGNIFICA “O QUE DEVE SER LIDO”. AS LENDAS SÃO IMPORTANTES, POIS EXPRESSAM A CULTURA POPULAR DE UMA SOCIEDADE.

É uma mistura dos fatos reais com a criatividade do ser humano, as lendas fazem parte da memória e constituem a identidade cultural de uma sociedade. Preservá-las é preservar a história de um grupo, de um local.

Você pode optar por compartilhar as lendas com os alunos, em um formato de contação de histórias, ou pode escolher uma abordagem diferente e mais colaborativa. Há sugestões nesse sentido na 3ª etapa deste material.

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

O folclore surge dos costumes herdados pelos povos e assumem diferentes características de acordo com as regiões. No Brasil, por exemplo, o nosso folclore reflete os costumes trazidos pelos imigrantes, especialmente portugueses e espanhóis.