Quais são as intenções dos interlocutores?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 19 de julho de 2023
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As intenções dos interlocutores são principalmente participar de maneira ativa do processo de comunicação, ou seja, por meio da ação como emissores ou receptores, os interlocutores estão agindo em um diálogo, por exemplo.

Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação. Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores. Normalmente, o emissor faz o pedido (ou a pergunta) e o receptor garante a resposta.

O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida. A mensagem – Constitui a essência do que se propõe a dizer, ou seja, o conteúdo contido na informação.

Considerando que os interlocutores são aqueles que participam do processo de interação por meio da linguagem, considerando a teoria da comunicação, os tipos de interlocutores são emissor e o receptor.

A relação entre os interlocutores envolvidos em um diálogo configura-se como uma relação direta. Pois, por meio das interação entre interlocutores se forma o diálogo, visto que para se manter um diálogo é necessário que se tenha a comunicação entre interlocutores.

A figura do interlocutor – distante, ausente, desconhecido, ou apenas imaginado – está sempre presente na interação verbal e orienta a produção do texto.

O receptor também pode ser chamado de interlocutor, destinatário (como nos correios) ou ouvinte. Ele é quem recebe a mensagem transmitida pelo locutor. Presumindo que o falante e o ouvinte compartilham do mesmo código, cabe ao receptor decodificar a mensagem.

Refere-se às responsabilidades atribuídas a determinado indivíduo ou grupos sociais, ou seja, as ações que a sociedade espera de uma pessoa que ocupa certa posição.

O prefixo –inter é usado para expressar interação, ligação entre duas ou mais partes, por isso, no contexto da comunicação, dizemos que há união e interação entre locutor (emissor- quem fala) e interlocutor (ouvinte- quem ouve) em torno de uma mensagem a ser transmitida e compreendida.

Não é à toa, então, que uma boa comunicação interpessoal passa pela capacidade de realmente ouvir o outro – algo conhecido como “escuta ativa”. Vai muito além de apenas ouvir as palavras que o outro fala, mas sim prestar atenção no tom de voz e na velocidade com que se fala. Se possível, também na linguagem corporal.

A pessoa que fala numa conversa: 2 locutor, emissor, enunciador, falante, narrador, comunicador, transmissor, destinador. Exemplo: Um interlocutor estava falando, mas os outros não estavam ouvindo.

O travessão indica o começo da fala de uma personagem, mas também a mudança de interlocutores, como a mudança da voz da personagem para a voz do narrador.

Resposta verificada por especialistas
O interlocutor que está sendo entrevistado deseja que sua mensagem seja transmitida e compreendida de forma clara e objetiva.

Na oralidade, a interação é caracterizada pela presença de um diálogo entre os interlocutores, que ocorre de maneira simultânea, imediata e interativa. Nesse sentido, não há um processo de planejamento prévio da execução do discurso, como nos depoimentos escritos.

Três concepções de linguagem foram consideradas para este estudo: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma de interação, baseando-nos em Geraldi, Travaglia e Britto.