Como separar as frases de um texto?

Perguntado por: ubarbosa4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A vírgula é uma pontuação usada para separar expressões em uma frase, enfatizar e impedir ambiguidades.

Para separar expressões ou frases intercaladas
Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado. Seu uso, no entanto, gera muitas dúvidas.

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

  • Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). ...
  • Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. ...
  • Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. ...
  • Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Aliás, é o proceder do Dicionário editado pela Academia Brasileira de Letras: Quem viver, verá. Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe.

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. “Sílvia chegou ao cartório e logo foi atendida.” “Sara tem aptidão para aprender idiomas. Sabe falar espanhol, japonês, russo e alemão.”