O que é escopo da ISO 9001?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

O escopo é quem define a abrangência do seu sistema, o tamanho e a complexidade da documentação, determinando, por exemplo, quais tipos de produtos e serviços estão cobertos e a justificativa de possíveis requisitos não aplicáveis.

Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar: a) as questões externas e internas referidas em 4.1; b) os requisitos das partes interessadas pertinentes referidos em 4.2; c) os produtos e serviços da organização.

O escopo é uma forma resumida de descrever a organização. Nele declaramos os tipos de produtos e serviços cobertos pelo SGQ. O escopo delimita a atuação do SGQ na organização e deve ser mantido como um documento da organização, podendo ser de maneira impressa ou virtual.

A ISO 9000 permite que sejam incluídos no escopo de certificação apenas linhas específicas de produtos ou unidades de negócios independentes. A empresa também deve envolver uma equipe que irá trabalhar na adequação da empresa.

O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.

Escopo se refere a aquilo que se pretende atingir. É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos que significa "aquele que vigia, que protege". Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final.

Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.

O escopo no mundo dos negócios é um termo muito amplo, mas quando falamos em gerenciamento de projetos, existem substancialmente dois tipos: o escopo de produto e o escopo de projeto.

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

O controle de escopo gera informações sobre o desempenho do trabalho, solicitações de mudanças e atualizações nos documentos do projeto. Normalmente este processo utiliza a técnica de análise de variação para ser realizado.

A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.

A ISO 9001 é uma norma internacional que define requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ela é valorizada em todos os continentes do globo terrestre. Os principais players do mercado adotam seus requisitos e buscam parcerias com empresas que aderem a esse padrão mundial.

Embora não exista uma abordagem universal, a definição da GQT mais comum inclui os oito princípios abaixo.

  1. Foco no cliente. ...
  2. Comprometimento total dos funcionários. ...
  3. Siga os processos. ...
  4. Sistema integrado. ...
  5. Abordagem estratégica e sistemática. ...
  6. Melhoria contínua. ...
  7. Tomada de decisão baseada em fatos. ...
  8. Comunicações.

O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai. Dessa forma, ele contribui para criar uma visão geral e comum do projeto entre todos os participantes.

Após determinar os requisitos, para montar o escopo de projeto é necessário descrever quais são as entregas envolvidas por ele e quem são os responsáveis por elas. Neste ponto, há a decomposição das fases do projeto em subfases que elucidam as entregas. Com isso, é possível ter maior controle e poder de gestão.

48. [Planejamento estratégico da auditoria] Os objetivos referem-se àquilo que a auditoria pretende alcançar. O escopo refere-se ao objeto e aos critérios que os auditores utilizarão para avaliar e relatar acerca do objeto, e está diretamente relacionado com os objetivos.