O que é o gerenciamento do escopo?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

O escopo do projeto é uma forma de estabelecer limites para o projeto e determinar com exatidão as metas, os prazos e os entregáveis do projeto. Ao esclarecer esse aspecto, você pode se assegurar de atingir as metas e objetivos do projeto sem atrasos ou excesso de trabalho.

O gerenciamento de escopo pode ser dividido em seis etapas, que vão desde o planejamento até o acompanhamento da execução do escopo.

  1. 1 – Planejar o gerenciamento de escopo. ...
  2. 2 – Coletar os requisitos. ...
  3. 3 – Definir o escopo. ...
  4. 4 – Criar uma EAP. ...
  5. 5 – Validar o escopo. ...
  6. 6 – Controlar o escopo.

O que é Escopo do Projeto? Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.

O controle de escopo gera informações sobre o desempenho do trabalho, solicitações de mudanças e atualizações nos documentos do projeto. Além disso, com a determinação do escopo, dos recursos e das tarefas prioritárias será possível ter uma boa estimativa do tempo que o Ciclo de vida de um projeto irá levar.

O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai. Dessa forma, ele contribui para criar uma visão geral e comum do projeto entre todos os participantes.

Um escopo de projeto bem trabalhado e definido auxilia na redução de falhas de execução ao longo do percurso de desenvolvimento, e ajuda a antecipar os maiores riscos associados à sua conclusão. Outra vantagem é a de ajudar a formar estratégias preventivas que evitem situações de atraso, erros ou retrabalhos.

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.

O ciclo de vida da gestão de projetos normalmente é dividido em quatro fases: iniciação, planejamento, execução e encerramento. Essas fases compõem o caminho que leva o projeto do início ao fim.

O escopo no mundo dos negócios é um termo muito amplo, mas quando falamos em gerenciamento de projetos, existem substancialmente dois tipos: o escopo de produto e o escopo de projeto.

Depois do processo de definição do escopo, a declaração entra como um documento que define claramente o que estará dentro e fora do projeto. Normalmente, ela é escrita pelo gerente de projetos e contém informações sobre custos, prazos, atividades, etapas do projeto, entregas, objetivos, metas, premissas e restrições.

A Matriz RACI é uma das principais ferramentas de gestão para definir as responsabilidades dentro de uma equipe. Através de quatro funções diferentes, ela permite a montagem de tabelas e gráficos que atribuem clareza sobre o papel de cada pessoa em um determinado projeto.

O escopo do projeto pode incluir entre os seus elementos: Complexidade do projeto. Número de produtos finalizados. Qualidade final.

Os stakeholders são, então, todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa. As partes interessadas podem ser desde colaboradores, considerados stakeholders internos, até investidores, fornecedores, clientes e comunidade, chamados de externos.

As saídas do planejamento do escopo são a declaração do escopo e o plano de gerenciamento do escopo. As equipes do projeto desenvolvem múltiplas declarações de escopo que deverão ser apropriadas para o seu nível de decomposição do trabalho do projeto. . 1 Descrição do Produto.