O que não pode em um texto dissertativo?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

O texto dissertativo-argumentativo, exigido no Enem, quer sim que você se posicione, mas de maneira impessoal. Isso significa que você nunca deve utilizar “eu acho”, “eu penso” ou qualquer expressão na primeira pessoa. Opte por palavras na terceira pessoa do plural.

4 erros de redação mais comuns para você evitar

  • Má interpretação da proposta e fuga do tema. ...
  • Períodos muito longos. ...
  • Falta de coerência e coesão. ...
  • Erros de gramática. ...
  • Dica ouro: a estrutura da dissertação para o Enem.

Entretanto, o que mais diferencia um texto dissertativo-argumentativo de uma dissertação é que o autor do texto argumentativo seleciona informações, fatos e opiniões em defesa de uma tese central e de seus pontos de vista a respeito do tema.

O texto dissertativo – ou dissertação – é um tipo de texto, de natureza teórica, que tem o objetivo principal de expor um tema. De forma geral, um bom texto dissertativo compreende uma exposição minuciosa sobre o tema. Por isso, é fundamental que a pessoa autora demostre ter conhecimentos amplos sobre o assunto.

Alguns tipos de texto, como a Carta e a Narração, por exemplo, aceitam o uso da 1ª pessoa, do singular ou do plural, de acordo com a necessidade.

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

De acordo com a também professora de redação Fernanda Bérgamo, há, na introdução, dois elementos obrigatórios: o posicionamento da compreensão do tema pelo produtor de texto e a opinião do estudante em forma de teses.

Uma boa introdução de redação possui três elementos: 1 - O Contexto; 2 - A Compreensão do Tema; 3 - A sua Tese. Veja o passo a passo com a professora Daniela Garcia. A aprenda agora tudo o que você precisa sobre como iniciar bem a sua redação!

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por ser um texto publicado em jornais, revistas, portais ou blogs, o artigo de opinião segue as regras gramaticais, mas deve evitar o excesso de termos técnicos e linguagem rebuscada, considerando que o leitor é amplo e diverso.