Qual a importância do contexto para a comunicação?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quando não entendemos o contexto, podemos interpretar erroneamente as coisas e ter uma compreensão equivocada do que está sendo dito ou apresentado. O contexto também é fundamental para a comunicação efetiva, pois ajuda a garantir que a mensagem seja clara e compreensível para todos os envolvidos.

O Contexto é um dos elementos mais importantes que compõe um escrito. Este elemento tem a função essencial de mostrar o sentido presente em um determinado texto, ou seja, ele define a semântica principal da redação.

Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la. Esses elementos caracterizam o texto, o qual é uma comunicação de ideias expressas por palavras escritas. A relação entre texto e contexto é fundamental para a mensagem a ser transmitida seja compreendida.

Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.

Qualquer pessoa que cresce e se desenvolve em um determinado ambiente, em uma família específica, que vive em uma determinada cidade, se relaciona com os amigos e com os demais está inserida num contexto social, pois interage de maneira imediata com o outro.

O contexto é constituído por um conjunto de circunstâncias (como o local e o tempo) que ajudam a compreender a mensagem. Por exemplo: um jornal cujo título da primeira página contenha “Pinto da Costa abandona o Porto” não fornece a informação necessária para que o leitor consiga decodificar a mensagem.

O enfoque do contexto social na prática de pesquisa facilita o estudo de processos psicológicos sem negligenciar a influência destas variáveis contextuais.

Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.