Como fazer um texto com coesão e coerência?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

Ordenar as palavras corretamente nos períodos; Utilizar corretamente as flexões nominais como a flexão de gênero e número; Fazer uso adequado das flexões verbais como a flexão em número, pessoa, modo e tempo; Usar corretamente as preposições e conjunções.

A coesão está mais diretamente ligada a elementos que ajudam a estabelecer uma ligação entre palavras e frases que unem as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias, de forma que umas complementem as outras e, juntas, garantam que o texto tenho sentido.

A coesão textual se refere à harmonia entre as ideias de um texto, de forma que haja uma conexão lógica entre elas. Essa amarração é feita por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.

A relação lógica e harmônica entre os elementos e as ideias de um texto são fundamentais para que ele seja coerente. Quando, por exemplo, a ordem das partes está errada, a escolha dos termos não têm sentido para o tema ou há frases fora do contexto, significa que não há coerência textual.

O que é Coerência:
Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto. A origem da palavra “coerência” está no latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”.

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.

Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias. A coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) do texto e depende não só de elementos linguísticos mas também de extralinguísticos.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  1. Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  2. Coerência semântica. ...
  3. Coerência temática. ...
  4. Coerência pragmática. ...
  5. Coerência estilística. ...
  6. Coerência genérica.

A coesão se refere aos mecanismos gramaticais que permitem a conexão entre os elementos de um texto. A coerência, por outro lado, tem relação com os sentidos desse texto. Para entender melhor a diferença, pode-se pensar que a coesão é o tecido que compreende o texto.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

Também chamados de elementos de coesão, os elementos coesivos têm como função fazer uma ligação lógica entre palavras e/ou frases de um texto ou de evitar que determinadas palavras que já foram mencionadas sejam repetidas. Exemplos: 1. Estou juntando dinheiro, pois quero comprar um celular novo.

Com relação às conjunções, temos as coordenativas, que são:

  • Adição: e, nem, mas também. Julia come e brinca.
  • Adversidade (oposição): entretanto, mas, porém, contudo, todavia. ...
  • Alternância: ora... ...
  • Conclusão: Portanto, pois (após o verbo), logo. ...
  • Explicação: Porque, que, pois (antes do verbo).

Coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

O que é coesão textual
Esses recursos dispõem de dois tipos de coesão no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial. Ambos os modelos são de essencial importância para a construção de um bom texto, que deve passar as informações necessárias e ser claro e coeso ao leitor da introdução até o final.