O que são elementos de coesão e coerência textual?

Perguntado por: ijesus2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 8 votos

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.

Coesão textual se refere à articulação entre os componentes de um texto. Ela pode ser referencial (retomada de algum item do texto) ou sequencial (relação semântica entre enunciados). Os mecanismos coesivos estão restritos à estrutura do texto.

A coesão refere-se a estrutura e organização de um texto. Para isso, todas as suas partes devem estar interligadas através de elementos conectivos. Enquanto a coerência remete ao encadeamento lógico de ideias e ao sentido interno e externo ao texto.

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A coesão lexical consiste na utilização de palavras que possuem sentido aproximado ou que pertencem a um mesmo campo lexical. São elas: sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, entre outros. Exemplo: Aquela escola não oferece as condições mínimas de trabalho. A instituição está literalmente caindo aos pedaços.

São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto.

A, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás, além de, antes de, antes de, aquém de, até a, dentro em, dentro de, depois de, fora de, ao modo de, à maneira de, junto de, junto a, devido a, em virtude de, graças a, a par de, etc.

A coesão se refere aos mecanismos gramaticais que permitem a conexão entre os elementos de um texto. A coerência, por outro lado, tem relação com os sentidos desse texto. Para entender melhor a diferença, pode-se pensar que a coesão é o tecido que compreende o texto.

A coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) de um texto e ocorre por meio de elementos linguísticos e extralinguísticos. A coerência sintática se refere à relação entre componentes de um texto. A coerência semântica tem a ver com relações de sentido entre palavras ou expressões de um texto.