Qual a diferença de mensagem e contexto?

Perguntado por: acampos9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem.

O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.

O contexto é a situação comunicativa em que se encontram os interlocutores: ambiente, espaço, tempo,… É também chamado de referente. Para que haja comunicação é necessário que todos esses elementos estejam presentes. É imprescindível que a mensagem emitida pelo emissor seja compreendida pelo receptor.

Emissor: é aquele que envia a mensagem, o remetente, o falante. Receptor: é aquele que recebe a mensagem, o destinatário, o ouvinte. Mensagem: é o que se fala, o conteúdo transmitido. Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita.

A mensagem é o objeto da comunicação. É o assunto que é tratado na comunicação estabelecida entre o emissor e o receptor. A mensagem pode ser abordada por meio de uma conversa do dia a dia, em um vídeoaula, entre outros.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

Significado de fora do contexto: Que não está de acordo com a época, com a contextualização do momento,...

O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida.

O contexto é a informação que cerca uma palavra, frase ou situação e ajuda a dar significado a ela. O contexto é muito importante para a comunicação e a compreensão de informações, porque sem ele, as palavras podem ser mal interpretadas e as informações podem ser confusas.

Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.

Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros. Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

Emissor – é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. Também é chamado de remetente. Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

São elementos básicos no processo de comunicação: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o código, o referente e o feedback.