O que é coesão sequencial exemplo?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A coesão sequencial é um recurso que colabora com a evolução textual apontando a passagem do tempo. Trata-se de um mecanismo coesivo que acontece por meio de marcadores verbais e conectivos os quais indicam essa progressão ao longo do texto.

A coesão sequencial é a conexão das partes de um texto feita principalmente através de verbos ou conectivos. Ela é essencial para manter a fluidez e a lógica de um texto. De forma simples, basta lembrar que sua ideia não pode ser quebrada ou parecer desconexa (um assunto em cima do outro).

A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão. As diversas flexões de tempo e de modo dos verbos, bem como as conjunções, são, de modo geral, os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da coesão sequencial nos textos.

Tipos de coesão sequencial

  • Adição e inclusão.
  • Oposição.
  • Afirmação e igualdade.
  • Exclusão.
  • Enumeração.
  • Explicação.
  • Conclusão.
  • Continuação.

A coesão lexical consiste na utilização de palavras que possuem sentido aproximado ou que pertencem a um mesmo campo lexical. São elas: sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, entre outros. Exemplo: Aquela escola não oferece as condições mínimas de trabalho. A instituição está literalmente caindo aos pedaços.

Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias. A coerência textual está relacionada ao(s) sentido(s) do texto e depende não só de elementos linguísticos mas também de extralinguísticos.

A referencial se caracteriza pela retomada de elementos que já foram apresentados no texto ou introduz os que serão apresentados. Já a sequencial se refere aos procedimentos linguísticos realizados para que haja interdependência semântica e/ou pragmática entre os enunciados.

A coesão sequencial é responsável por criar as condições para a progressão textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Os operadores sequenciais são recursos de coesão textual, especificamente a coesão sequencial. Para a coesão sequencial, são usados conjunções, conectivos e expressões que dão continuidade aos assuntos e ligam as orações para que possam ser articuladas e relacionadas.

A coesão está mais diretamente ligada a elementos que ajudam a estabelecer uma ligação entre palavras e frases que unem as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias, de forma que umas complementem as outras e, juntas, garantam que o texto tenho sentido.