O que é o contexto de um texto bíblico?

Perguntado por: upires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Já o contexto é alguma coisa relacionada com o texto dando-lhe ênfase e crédito, o qual pode ser também oral como um sermão ou um discurso. Assim, pois, quando alguém faz um texto em defesa da reencarnação e quer mostrar que ela está também na Bíblia, é normal que ele mencione passagens bíblicas.

Onde encontrar as informações na Bíblia
É fácil! Basta consultarmos as nossas Bíblias, pois elas nos fornecem essas informações. Precisamos conferir as introduções apresentadas antes de cada livro bíblico. Assim acontece, por exemplo, nas traduções da Bíblia como a versão da TEB, da Bíblia Jerusalém e do Peregrino.

Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.

O estudo do contexto bíblico é realmente muito importante para compreendermos a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, de maneira completa e inteligente, evitando cometer erros de interpretação das Sagradas Escrituras. Jesus, respondendo, disse-lhes: Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.

A prática de citar fora de contexto é uma falácia informal e um tipo de falsa atribuição em que uma passagem é removida da sua matéria circundante de tal forma a distorcer o significado pretendido.

Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico. Exemplo: O Iluminismo é um movimento filosófico, literário e intelectual que defende a crença na razão humana e na ciência.

Todo texto bíblico deve ser interpretado literalmente, a menos que o contexto indique o contrário. O texto bíblico diz exatamente o que está escrito, e não se deve espiritualizar ou atribuir simbolismo aos elementos do texto bíblico.

Tipos de contextos bíblicos:
(2) Na Bíblia, podemos simplificar o estudo com pelo menos dois contextos: O contexto bíblico imediato e o contexto amplo. O contexto bíblico imediato é aquilo que vem antes ou depois do verso que lemos.

Os contextos podem ser divididos entre cinco tipos diferentes. São eles: conceito de produção, linguístico, extralinguístico, social ou histórico.

O contexto literário trata-se do conjunto composto por elementos físicos ou situacionais que auxiliam o leitor a entender o texto.

A influência do contexto histórico, cujos acontecimentos epifânicos se evidenciaram na literatura bíblica, é sumamente importante para o momento da organização dos textos sagrados, a exemplo dos períodos de cativeiro e dominação pelos Assírios e Babilônicos.

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.