Quanto tempo leva para escrever uma dissertação?

Perguntado por: acavalcante9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

No caso de um mestrado acadêmico, a dissertação leva em torno de dois anos para ser concluída. Esse tempo de redação varia de autor para autor, mas o prazo de defesa estabelecido pelos programas de pós-graduação é, geralmente, de 24 meses - desde o ingresso do estudante na instituição até a defesa do trabalho.

Para a dissertação de mestrado, o texto deve ter, no máximo, 120 (cento e vinte) páginas e para a tese de doutorado, até 220 (duzentos e vinte) páginas, incluindo as referências.

Em geral, um pré-projeto de mestrado precisa ter um mínimo de 10 páginas e, no máximo, 20.

A defesa de dissertação de mestrado será em sessão pública e não deverá exceder o prazo de (03) três horas, e constituirá de uma exposição, no prazo máximo de 60 (sessenta) minutos, durante a qual o candidato fará uma síntese de seu trabalho. 6.

A impressão deve ser com letras pretas, sólidas e fonte estilo Times New Roman de tamanho 12 (pitch) e com qualidade similar a impressoras jato de tinta ou laser. O número máximo de páginas, incluindo preliminares, texto e complementares, para dissertações de mestrado é 200 e para teses de doutorado é 400.

O número mínimo de parágrafos para uma dissertação argumentativa é três (introdução, desenvolvimento e conclusão). Mas o número recomendável é de quatro a cinco. Assim você terá um espaço reservado para cada argumento.

40 minutos

Mestrado – as defesas de Mestrado tem duração entre 30 e 40 minutos, ficando a cargo do presidente da banca o controle deste tempo. É sugerido que os membros da banca tenham cerca de 30 minutos para tecer seus comentários.

Características

  • Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto;
  • Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese;
  • Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto;
  • Uso da norma-padrão da língua portuguesa.

A dissertação é um tipo textual que se organiza no intuito de apresentar ou argumentar sobre determinado tema. Para isso, o texto se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte apresenta diferentes assuntos, dados e ideias, que contribuem para a compreensão geral do texto.

A dissertação de mestrado não precisa trazer uma contribuição inédita sobre uma área de conhecimento. A tese é um trabalho Strictu Sensu, destinado à obtenção do título de doutor. Exige, porém, uma contribuição inédita sobre um tema específico, diferentemente da dissertação.

Quantas horas por semana um aluno de mestrado precisa estudar? Isso depende da área de especialização e da instituição de ensino, mas os alunos de mestrado geralmente precisam estudar pelo menos 20 horas por semana para manter o bom desempenho.

Cabe a você identificar qual o estilo e o ritmo visual que pretende dar à sua apresentação. Por exemplo, há palestras em que apenas 15 slides acompanham discursos de uma hora. Há outras em que, em 30 minutos, são visualizados 150 slides, como são as do quadrinista americano Scott McCloud.

A dissertação é classificada em expositiva ou argumentativa. A primeira tem como principal característica apresentar dados sobre um determinado assunto. Já a segunda tem como foco, além da exposição de informações, a defesa de um ponto de vista.

Introdução da dissertação de mestrado
De forma resumida, serve para apresentar um panorama geral da pesquisa. Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar realizar a pesquisa ao longo do mestrado.

A dissertação, também chamada de texto dissertativo, consiste em um texto em prosa estruturado de forma a expressar o ponto de vista ou a opinião de quem a escreve. Para o sucesso de uma dissertação, é fundamental que a pessoa que a escreve demonstre possuir um conhecimento amplo sobre o assunto.